Corrida solar

Por: Redação -
05/07/2016

Desde sábado (2) até o próximo sábado (9), 39 equipes da Holanda e de muitos outros países competirão com barcos movidos a energia solar na Dutch Solar Challenge. Os grupos, compostos principalmente por estudantes de engenharia e companhias de inovações, vêm da Indonésia, Portugal, Bélgica, Bahrain, Turquia, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, China e Brasil. Cada time desenvolve seu próprio barco com todos seus aspectos técnicos, já que é de extrema importância que os barcos naveguem mesmo com a ausência da luz do sol.

O evento começou em Amsterdã e passará por Lemmer, Dratchten e Grou. Dia 9 de julho os barcos concluem o percurso em Leeuwarden. Em todos os locais de evento ocorrerão corridas de velocidade e de resistência e entre eles, em Friesland, os competidores passarão por três estágios de corrida com cerca de 60 quilômetros. Os barcos percorrerão uma distância de mais de 200 quilômetros no percurso.

Esta é a sexta participação da equipe Solar Challenge. A primeira edição, ocorrida em 2006, teve o nome de Frisian Nuon Solar Challenge, começou com 24 barcos em Leeuwarden e passou por onze cidades. Em 2010, 2012 e 2014 a corrida levou o nome de DONG Energy Solar Challenge e, nesses anos, trouxe muitas inovações como a tecnologia hidrodinâmica. Em 2014, o percurso se estendeu a Groningen e, neste mesmo ano, o barco mais veloz concluiu a rota em cerca de sete horas.

Foto facebook.com/EquipeSolarBrasil

 

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público