De A a Z: os 26 passos para lavar o motor do seu barco da maneira correta

Na semana passada, NÁUTICA deu algumas dicas de como cuidar do seu motor, e a primeira delas foi a lavagem. Para manter nossos leitores sempre bem informados, contamos com a ajuda do empresário Ricardo Paragon e listamos algumas dicas para que o motor do seu barco seja adoçado de forma correta. Veja!
A – Tirar o barco da água;
B – Tirar o capô do motor ou abrir o porão;
C – Verificar se há algum vazamento de combustível, cabo de vela solto, e se está tudo bem;
D – Agora, chegou a hora de lavar o motor… O MOTOR? Sim, o motor! É claro que o correto seria esperar um pouco para que não houvesse choque térmico. Mas como estamos em um país tropical e o tempo de retirada do barco da água desde o momento em que foi desligado até o local onde será lavado é superior a 5 minutos, não há risco de choque térmico. O motor deve ser lavado com mangueira com baixa pressão, de cima para baixo, somente nos cabeçotes e na lateral dos motores de popa, da metade do volante para traz sem molhar o motor de arranque;
E – Existem dois procedimentos para o adoçamento, o de tanque e bombona e o “telefone” ou “orelhão”;
F – Tanque e bombona: colocar a rabeta submersa até a aleta alta do motor (acima do hélice) e deixar uma mangueira ligada para que a água seja sempre trocada, pois a descarga estará esquentando a água;
G – Telefone ou orelhão: cobrir os furos de captação de água dos dois lados, que ficam localizados à frente do hélice (em direção à proa do barco);
H – Telefone ou orelhão: verificar se a pressão da água está boa (nos motores de popa, tem um orifício na lateral que espirra água com boa pressão, se a pressão estiver baixa, por este orifício sairá pouca água);
I – Ligar o motor sem acelerar (além de o motor já estar quente, nunca se acelera fora d’água);
J – Telefone ou orelhão: verificar se água está retornando pela descarga;
K – Checar se a água que sai está muito preta ou com óleo. Caso esteja, pode ser um problema. A água deve sair limpa, com um leve depósito de carvão, algum resíduo de óleo e gasolina não queimado, mas muito pouco;
L – Verificar se o “xixi” do motor está com pressão;
M – Será possível notar que após alguns minutos a água começará a sair por outras saídas – normalmente, pelos furos acima da aleta alta do motor. Estas saídas estão ligadas ao termostato, e isto significa que os termostatos estão se abrindo;
N – A partir deste ponto, deixar o motor funcionar por 10 minutos, sempre verificando a pressão dá água e a temperatura do motor. No uso do tanque e bombona, é importante manter uma mangueira ligada para trocar a água, e direcionar o “xixi” para fora da bombona. No uso do telefone ou orelhão, verificar a água que sai na descarga. Se ela estiver fervendo, significa que a pressão da água está pouca, o normal é a água ficar somente quente;
O – Desligar o motor e levantar a rabeta, para lavar embaixo, aproveite e verifique os anodos (também chamados de anodos de sacrifício, são feitos de alumínio ou zinco e têm a função de absorver grande parte da corrosão derivada da eletrólise provocada pela energia estática, devendo estar sempre limpos e aterrados). Nesta área, é comum juntar as “cracas” ou “caracas”, não deixar acumular é essencial, deve-se lavar bem, com água;
P – Verificar se há amassados, linhas de nylon, e folgas nos hélices. No caso de amassado, é recomendável reparar antes de usar o hélice novamente, para não prejudicar os rolamentos;
Q – Verificar e lavar as baterias, sujeira no porão, ou algo que possa travar o automático da bomba de porão. Passar graxa nos bornes de bateria;
R – Agora, que a água evaporou, devido ao funcionamento do motor, aplicar spray do fabricante no motor todo, ou silicone, mas sem fazer lambança;
S – Verificar se o reservatório de óleo e o bocal do tanque de combustível estão fechados e não deixar cair água em cima do tanque de óleo;
T – Lavar o barco com água e detergente. Não precisa lavar os estofados com mangueira, pois só vão encharcar a espuma. Usar esponja e balde, colocar tudo para secar;
U – Colocar o capô no motor, e dar polimento com cera de carro uma vez por mês. Nos motores escuros, é comum encontrar manchas de sal na coluna. Neste caso, deve-se esfregar uma esponja com vinagre várias vezes e, depois, aplicar cera para a mancha sair;
V – Se possível, não colocar a capa de cobertura, e não fechar o porão, para o barco respirar por um dia;
W – Verificar se a chave geral está desligada;
X – Colocar a lona de cobertura, verificando se o respiro do tanque está para fora, aplicar silicone no respiro, para evitar que algum marimbondo possa fazer casa ali;
Y – Sempre deixar a proa do barco mais alta do que a popa, para evitar acúmulo de água proveniente de chuva;
Z – Sempre anotar a data do abastecimento, pois o combustível tem vida útil muito curta: cerca 30 dias.
Foto: Arquivo NÁUTICA
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Chamada de Ilha Elizabeth, o local é composto por duas casas e está no valor de R$ 31 milhões
Viagem estava marcada para 1º de novembro; muitos passageiros venderam tudo e não têm para onde voltar
Joanna e Victor Gould eram editores de programas de TV quando largaram tudo para seguir com ideia inusitada
Embarcação de estaleiro turco VisionF Yachts teria sido encomendada por empresário do ramo de tecnologia
Bom velhinho atracou no rio Itajaí-Açu, onde recebeu a chave da cidade para as prévias das celebrações de fim de ano