Depois da calmaria

Por: Redação -
09/10/2015

Terminou na segunda-feira, 5, o 55º Salão Náutico de Gênova, que teve a participação de 760 expositores (35% deles de fora da Itália), mais de 115 mil visitantes e cerca de mil barcos expostos — muitos deles por marcas europeias já bem conhecidas dos brasileiros, como as italianas Azimut, Sessa, Monte Carlo e Cantiere del Pardo (veleiros Grand Soleil), as francesas Beneteau, Dufour, Fountaine-Pajot, Jeanneau e Lagoon, as americanas Bayliner e Boston Whaler e as alemãs Bavaria e Hanse.

A lancha Azimut 72, o motor yacht Monte Carlo 105 e o veleiro Brenta 80, lançados semanas antes, na feira de Cannes, foram alguns dos destaques. Maior salão náutico do Mediterrâneo, o evento deste ano foi batizado de “Salão do Relançamento”, em referência à grande, embora cautelosa, esperança de recuperação da indústria náutica italiana, após seis anos de retração.

“Desde o ano passado, o setor está mostrando sinais de crescimento, mas é sobretudo em 2015 que temos visto os progressos mais evidentes, não só nos dados de exportação mas também no mercado interno”, declarou na cerimônia de abertura do salão a presidente da Ucina Confindustria Nautica (entidade congênere da brasileira Acobar), que confirmou, no encerramento da feira: “Começamos a vender em todos os segmentos do setor. Os italianos começaram a comprar barcos de todos os tamanhos, e isso foi uma completa surpresa”.

Durante o evento, ocasião em que foi divulgada a segunda Fimar (Feira Internacional da Economia do Mar, dedicada à náutica italiana no Brasil) em Itajaí, em maio de 2016,foram anunciadas três novidades para o próximo ano: a mudança da data do Salão de Gênova, que será realizado não em outubro, mas entre os dias 20 e 25 de setembro (entre as feiras de Cannes e de Mônaco); a estreia de uma feira de barcos usados, também em Gênova, entre 1º e 10 de abril, e, logo a seguir, um salão náutico de primavera, em Veneza, entre 21 e 25 do mesmo mês.

Confira algumas imagens do evento:

Fotos: Mozart Latorre e Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra lança 2ª geração do modelo 212 no Rio Boat Show 2024

    Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água

    Focada em desempenho, Azov Yachs exibe lancha que navega em 70 cm de água

    Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem

    NX Boats define NX 44 Pininfarina como “grande lançamento” do Rio Boat Show 2024

    Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas

    Confira a transmissão ao vivo do segundo dia de Rio Boat Show 2024!

    Canal NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Ventura revela lançamentos para 2025 e destaca nova V550 durante o Rio Boat Show

    Estande da marca no salão conta com 7 barcos de 19 a 55 pés; novas lanchas devem ser apresentadas no São Paulo Boat Show