Destinos Náuticos levou música ao vivo e atrações típicas ao São Paulo Boat Show 2023

Representando cidades e estados com vocação náutica, estandes buscaram atrair investidores para o turismo das águas

28/09/2023

A mostra Destinos Náuticos exibiu uma variedade de destinos brasileiros com vocação náutica dentro da 26ª edição do São Paulo Boat Show. Entre os participantes estavam os estados da Bahia, São Paulo e Paraná, além das cidades de Ilhabela e Florianópolis.

Com diferentes ações e planos de divulgação, cada estande procurou incentivar o turismo náutico em sua região. Assim, os Destinos Náuticos puderam atrair desde investidores a curiosos pelas localidades. Confira abaixo detalhes do que foi apresentado no espaço dedicado a cada destino.

Governo do Estado da Bahia

Primeiro destino náutico da história do Brasil, Bahia estava representada pela Secretaria de Turismo (Setur-BA) no São Paulo Boat Show 2023. No estande, teve brindes, informações sobre os roteiros náuticos e conversas com investidores, para atrair novas possibilidades para a região.

Com a primeira e terceira maior baía do Brasil (Baía de Todos os Santos e Baía de Camamu, respectivamente), a região tem boas expectativas sobre o crescimento do turismo na região, que está em alta para destinos náuticos.

É a melhor possível, e já estamos sentindo isso. Estamos sentindo um interesse do público e do empresariado, que despertou o olhar para o Nordeste e para a Bahia – Marcos Diniz

 

Segundo o coordenador técnico, além das 11 novas intervenções náuticas, já tem muita coisa encaminhada para alavancar o turismo náutico na Bahia, com alguns estaleiros interessados, hotel com projeto bilionário em andamento para a Costa dos Coqueiros e muito mais.

Governo do Estado de São Paulo

Dividido por regiões turísticas, o estande do Governo do Estado de São Paulo destacou as atrações náuticas que o estado oferece. Os destinos escolhidos englobavam tanto o litoral quanto as águas interiores, com seus rios, represas e lagos paulistas.

Temos destinos muitas vezes inexplorados pelo nosso turista e público náutico, mas que compete de igual para igual com os principais destinos – Marcio Adalto, executivo de trade dos Grandes Lagos Resorts e Parque Aquático

Esses destinos turísticos abrangem tanto a iniciativa privada como as cidades como entes públicos. Segundo Marcio Adalto, os principais lugares se encontram na região do litoral norte e nas águas doces — no extremo-noroeste de São Paulo –, com destaque para o turismo de pesca.

Governo do Estado do Paraná

Em parceria com a Secretaria de Turismo e o Instituto Água e Terra, o estande contou com participação da banda Malta durante o último domingo (24), atraindo os visitantes. Além disso, teve exposição de um mini-trailer, para o público conhecer um pouco sobre e ficar mais próximo do “sonho” do motorhome.

O estande veio com a proposta de divulgar os destinos turísticos do estado e as unidades de conservação abertas para visitas, além de exibir destinos náuticos do Paraná. Os destaques ficam para o litoral, com duas grandes baías (Guaratuba e Paranaguá), a região de Angra Doce, Porto Rico e Região das Cataratas.

Ilhabela

O estande da prefeitura de Ilhabela, junto com a Secretaria de Turismo da região, divulgou o local como um grande destino náutico. Junto consigo, a Capital da Vela trouxe empresários do ramo, além de comentar sobre as atividades que podem ser feitas na cidade, como por exemplo, o avistamento de baleias.

A principal ação é divulgar a Ilhabela como destino náutico e também alavancar os empresários  Carol Reis, assessora de turismo de Ilhabela

Além disso, através de empresários, o produto Marinas Náuticas foi ofertado aos visitantes, que receberam o mapa “pocket” da cidade e puderam ver de perto a réplica de um rabo de baleia.

Florianópolis

O estande da cidade de Florianópolis (SC), contou com um telão que divulgava os principais feitos turísticos do local. Um reduto de praias encantadoras, a região é um convite para os amantes do mundo náutico. Seu território é praticamente todo uma ilha com 172 km de litoral, que abriga mais de 40 praias.

 

Entre as principais, temos a Praia dos Ingleses, Praia da Lagoinha — ideal para passeios em família — , Praia Brava — recomendada para quem busca surfar — , e muito mais. Além disso, a Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada, é popular para a prática de windsurf e excursões de barco.

 

Em setembro de 2022, foi anunciado o projeto Parque Urbano e Marina Beira-Mar Norte, com investimento de R$ 215 milhões por meio da Parceria Público-Privada (PPP). A ideia é de que a projeção ocupe um espelho d’água de 200 mil m², avançando por 300 metros no mar. Sua previsão de entrega é para 2025.

 


 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Itajaí terá o primeiro shopping do Brasil voltado para as águas da marina

    Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí

    Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um ano incentivando o setor no Paraná

    Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período

    Patrimônio histórico e turismo de ilhas da Bahia foram recuperados com recursos próprios

    Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica

    NX Boats estará no Boat Show de Fort Lauderdale pela 3ª vez consecutiva

    Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!

    Teste NÁUTICA: comparamos os jets RXT-X e RXP-X, da Sea-Doo, equipados com motor de 325 hp

    Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes