Disputa forte

Por: Redação -
22/10/2015
Sunday time on the official village of the Transat Jacques Vabre pre-start week, October 18, 2015 in Bassin Paul Vatine, Le Havre, France - Photo Jean Marie Liot / DPPI

A largada da Transat Jacques Vabre, maior travessia transatlântica do mundo, será neste domingo (25) e terá a participação de 42 barcos em quatro classes. Entre os veleiros escalados para o desafio de 10 mil quilômetros está o brasileiro Zetra, comandado por Eduardo Penido e Renato Araújo. A dupla, a primeira da história do País, compete na Class40, uma das mais populares na vela oceânica francesa. A equipe brasileira terá 13 adversários na luta pelo título da categoria dos monocascos de 40 pés.

“Já corremos contra muitos dos adversários em maio. Acho que tem uns cinco barcos que podem ganhar são barcos novos e as tripulações são bastante experientes. Nós entramos pra brigar, mas somos novatos!”, disse Edu Penido, campeão olímpico em Moscou 80.

Os barcos da Class40 serão os seguintes: Bretagne – Crédit Mutuel Élite, Carac Advanced Energies, Club 103, Concise 2, Creno Moustache Solidaire, Eärendil, Groupe Setin, Le Conservateur, SNBSM Espoir Compétition, Solidaires En Peloton ARSEP, Team Concise, Teamwork 40, V and B e Zetra

Para chegar em primeiro em Itajaí (SC), a dupla Edu Penido e Renato Araújo sabe que precisa ganhar entrosamento durante a regata, já que tiveram pouco tempo para treinar e apenas na Normandy Channel Race, ocorrida em maio. O Zetra ficou em 11º lugar na prova.

O barco é o mesmo que venceu a edição passada, agora batizado de Zetra. Os franceses do GDF SUEZ, comandados por Sébastien Rogues e Fabien Delahaye, conquistaram o título da Class40 da Transat Jacques Vabre 2013 sem perder a liderança desde a largada. A equipe cruzou a linha de chegada em Itajaí (SC) após 20 dias, 21 horas e 45 minutos de regata.

A maior travessia do Atlântico

Em 25 de outubro, na França, largarão quatro classes divididas entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica.

A Transat Jacques Vabre, regata que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Linda e precária: ilha no Caribe Colombiano é a mais densamente povoada do mundo

    Com 10 mil m² de área, Santa Cruz del Islote tem apenas 825 habitantes e sofre com turismo predatório

    Ilhabela deve ganhar 1ª usina de dessalinização de água de São Paulo em 2026

    Projeto prevê aumento de 22% no volume de água tratada no município, atendendo mais de 8 mil pessoas

    Descanso sobre as águas: hospedagem em barcos atracados é opção de lazer no litoral brasileiro

    Ideia dispensa a necessidade de carteira náutica e traz valores acessíveis para uma experiência pra lá de diferente

    Falkirk Wheel: conheça o elevador gigante para barcos que virou ponto turístico

    Construção na Escócia foi feita para driblar desnivelamento maior que um prédio de dez andares

    Ações de despoluição na Baía de Guanabara fazem vida marinha voltar às águas

    Expedições comandadas pelo Instituto Mar Urbano observaram mais animais na região e melhor qualidade da água