Donald L Blount: adeus ao genial projetista de barcos de alta velocidade

17/07/2022

A comunidade náutica recebeu uma notícia que deixa a todos consternados: a morte de Donald L Blount, projetista que dedicou a vida a construir barcos a motor de alta velocidade.

O fascínio de Blount pela hidrodinâmica começou na década de 1950, quando ele era estudante do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (conhecido como Virginia Tech). Já na década de 1960, trabalhando na David Taylor Model Basin — divisão naval do governo norte-americano em Maryland —, passou a se destacar na área que o consagraria.

VEJA TAMBÉM
>> Ingressos São Paulo Boat Show: garanta 20% de desconto na pré-venda

Reconhecendo seus talentos, em 1969 a Marinha o chamou para trabalhar em seu Departamento de Engenharia de Ofícios Combatentes. Três anos depois, Blount e EP “Gene” Clement concluíram um estudo histórico de hidrodinâmica de embarcações de planejamento, batizado Série 62.

Em 1988, após 20 anos projetando pequenas embarcações com a Marinha, Blount abriu em Virginia a sua própria empresa: a Donald L. Blount and Associates (ou DLBA Naval Architecture), que teve alguns estaleiros brasileiros como cliente.

Foi a DLBA Naval Architecture quem anunciou, neste sábado (16), que a morte de Donald L Blount ocorreu no último dia 14, aos 87 anos.

“Sempre tive um fascínio com a tecnologia de barcos de alta velocidade em águas agitadas. Não apenas a velocidade, mas a capacidade de ir rápido e não bater os miolos”.

Donald L. Blount (1935-2022), projetista de embarcações de alta velocidade

“Meu interesse pessoal é ir o mais rápido possível da forma mais eficiente possível com a melhor qualidade de condução em águas agitadas. Esse foi o foco da minha vida”, disse Blount, quando ainda estava na ativa e planejava escrever um livro autobiográfico.

Blount deixa seu legado a seus dois filhos crescidos, Douglas e Bill, que cresceram andando de barco e pescando na Baía de Chesapeake e agora comandam a DLBA. Descanse em paz, mestre Blount!

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Teste Solara 380 Bowrider: lancha encanta com amplos espaços e boa navegabilidade

    Muito agradável para uso externo, a nova embarcação tem aberturas laterais na popa, solário triplo e cockpit espaçoso

    Novo jet elétrico do Batman traz ficção à vida real em embarcação de luxo limitada

    Batizado de Maverick GT Stormy Knight, 27 unidades do jet serão comercializadas pela própria Wayne Enterprises

    Na Espanha, praia de areia preta já abrigou espiões da Guerra Fria e hoje é point de turistas

    Playa de Puerto Naos contrasta escuridão da areia com azul do mar e simpáticos prédios coloridos, além de ostentar o selo Bandeira Azul

    Dupla brasileira disputará volta ao mundo de veleiro na Globe 40

    Desafio chega à segunda edição como o mais forte em duplas dentro da modalidade

    Na popa de superiate, Bugatti atrai olhares durante GP Mônaco de Fórmula 1

    Pelo 2º ano, influenciador içou carro de luxo para dentro de embarcação -- dessa vez, uma 170 pés