Donald L Blount: adeus ao genial projetista de barcos de alta velocidade
A comunidade náutica recebeu uma notícia que deixa a todos consternados: a morte de Donald L Blount, projetista que dedicou a vida a construir barcos a motor de alta velocidade.
O fascínio de Blount pela hidrodinâmica começou na década de 1950, quando ele era estudante do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (conhecido como Virginia Tech). Já na década de 1960, trabalhando na David Taylor Model Basin — divisão naval do governo norte-americano em Maryland —, passou a se destacar na área que o consagraria.
VEJA TAMBÉM
>> Ingressos São Paulo Boat Show: garanta 20% de desconto na pré-venda
Reconhecendo seus talentos, em 1969 a Marinha o chamou para trabalhar em seu Departamento de Engenharia de Ofícios Combatentes. Três anos depois, Blount e EP “Gene” Clement concluíram um estudo histórico de hidrodinâmica de embarcações de planejamento, batizado Série 62.
Em 1988, após 20 anos projetando pequenas embarcações com a Marinha, Blount abriu em Virginia a sua própria empresa: a Donald L. Blount and Associates (ou DLBA Naval Architecture), que teve alguns estaleiros brasileiros como cliente.
Foi a DLBA Naval Architecture quem anunciou, neste sábado (16), que a morte de Donald L Blount ocorreu no último dia 14, aos 87 anos.
“Sempre tive um fascínio com a tecnologia de barcos de alta velocidade em águas agitadas. Não apenas a velocidade, mas a capacidade de ir rápido e não bater os miolos”.
Donald L. Blount (1935-2022), projetista de embarcações de alta velocidade
“Meu interesse pessoal é ir o mais rápido possível da forma mais eficiente possível com a melhor qualidade de condução em águas agitadas. Esse foi o foco da minha vida”, disse Blount, quando ainda estava na ativa e planejava escrever um livro autobiográfico.
Blount deixa seu legado a seus dois filhos crescidos, Douglas e Bill, que cresceram andando de barco e pescando na Baía de Chesapeake e agora comandam a DLBA. Descanse em paz, mestre Blount!
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga