Donald L Blount: adeus ao genial projetista de barcos de alta velocidade

17/07/2022

A comunidade náutica recebeu uma notícia que deixa a todos consternados: a morte de Donald L Blount, projetista que dedicou a vida a construir barcos a motor de alta velocidade.

O fascínio de Blount pela hidrodinâmica começou na década de 1950, quando ele era estudante do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (conhecido como Virginia Tech). Já na década de 1960, trabalhando na David Taylor Model Basin — divisão naval do governo norte-americano em Maryland —, passou a se destacar na área que o consagraria.

VEJA TAMBÉM
>> Ingressos São Paulo Boat Show: garanta 20% de desconto na pré-venda

Reconhecendo seus talentos, em 1969 a Marinha o chamou para trabalhar em seu Departamento de Engenharia de Ofícios Combatentes. Três anos depois, Blount e EP “Gene” Clement concluíram um estudo histórico de hidrodinâmica de embarcações de planejamento, batizado Série 62.

Em 1988, após 20 anos projetando pequenas embarcações com a Marinha, Blount abriu em Virginia a sua própria empresa: a Donald L. Blount and Associates (ou DLBA Naval Architecture), que teve alguns estaleiros brasileiros como cliente.

Foi a DLBA Naval Architecture quem anunciou, neste sábado (16), que a morte de Donald L Blount ocorreu no último dia 14, aos 87 anos.

“Sempre tive um fascínio com a tecnologia de barcos de alta velocidade em águas agitadas. Não apenas a velocidade, mas a capacidade de ir rápido e não bater os miolos”.

Donald L. Blount (1935-2022), projetista de embarcações de alta velocidade

“Meu interesse pessoal é ir o mais rápido possível da forma mais eficiente possível com a melhor qualidade de condução em águas agitadas. Esse foi o foco da minha vida”, disse Blount, quando ainda estava na ativa e planejava escrever um livro autobiográfico.

Blount deixa seu legado a seus dois filhos crescidos, Douglas e Bill, que cresceram andando de barco e pescando na Baía de Chesapeake e agora comandam a DLBA. Descanse em paz, mestre Blount!

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova IA do Google promete “traduzir” golfinhos

    Batizada de DolphinGemma, plataforma foi treinada com dados comportamentais de golfinhos-pintados-do-Atlântico

    Reformado: após 10 anos, Benjamim Guimarães volta a navegar pelo São Francisco

    Símbolo do Velho Chico, embarcação centenária se prepara para retomar travessia entre Pirapora e Juazeiro

    Turismo náutico: a urgência de integrar o setor nos instrumentos de planejamento público

    Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas