Dongfeng
Está definida a tripulação do Dongfeng para a Volvo Ocean Race 2014-15. Em Lorient, na França, base de treinamento da equipe, o comandante Charles Caudrelier anunciou o time e cumpriu a promessa de mesclar velejadores experientes com atletas chineses. É a primeira vez na história que quatro asiáticos participam da regata a bordo. A Volta ao Mundo começa no dia 4 de outubro, com a in-port race, uma regata de curta duração, em Alicante, na Espanha. Depois, os barcos partem para a Cidade do Cabo, na África do Sul.
“Essa equipe é um marco no desenvolvimento da regata”, disse o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. “Estamos aumentando nossa base de fãs na China, uma chave estratégica para o mercado. Agora todos vão querer saber como estão os velejadores chineses a bordo. Além disso, a modalidade está crescendo no país depois dos Jogos Olímpicos de Londres, quando uma velejadora ganhou uma medalha de ouro”.
Aos poucos os chineses começam a povoar as regatas, principalmente a Volvo Ocean Race. Um velejador do país correu as edições de 2008-09 e 2011-12. Agora, o número subiu pra quatro e, até 2020-21, o objetivo é que um barco 100% asiático dispute a prova.
Jin Chen Hao (nome em português para Horácio), Jiru Yang (Lobo), Ying Kit Cheng (Kit) e Liu Ming (Leo) foram os velejadores chineses selecionados após seis meses de formação e 10.000 milhas velejadas, incluindo travessias oceânicas. Charles Caudrelier ressaltou que o fator decisivo para a escolha do quarteto foi a motivação.
“Sabíamos que havia muitos candidatos fortes e que o nosso processo de formação deveria ser rigoroso e intenso”, disse o diretor da equipe de Bruno Dubois. “Temos uma grande equipe, mas estes velejadores chineses têm muito a aprender”.
Charles Caudrelier completou a equipe com o sueco Martin Strömberg, ex-companheiro de Groupama, e com os franceses Thomas Rouxell, Pascal Bidégorry, Kevin Escoffier e Eric Peron. O nome do repórter a bordo será anunciado nas próximas semanas.
O Dongfeng Race Team também apresentou outros dois patrocinadores para a campanha: Aeolus Pneus, fabricante de pneus, e da cidade de Shiyan, onde fica a sede da montadora Dongfeng, famosa pelas montanhas Wudang e pelo berço do Kung Fu no país.
Foto: Yvan Zedda/ Dongfeng
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência