Dupla gaúcha é tetracampeã sul-americana da classe 470

Por: Redação -
06/03/2017
Ricardo Pedebos/VDS/Divulgação

Os velejadores Geison Mendes e Gustavo Thiesen venceram o Campeonato Sul-americano da classe 470 que teve encerramento neste domingo, 5, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Em segundo lugar, ficaram os cariocas Henrique Haddad e Breno Abdulklech e, em terceiro na colocação geral e em primeiro na categoria feminina, as gaúchas olímpicas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. E na categoria júnior os campeões foram os argentinos Agustin Romero e Fermin Jacobs. Veja a classificação completa aqui.

A dupla campeã do Veleiros do Sul (Navegação Aliança/Honda Via Porto) nem correu a última regata porque já estava com o título garantido por antecipação e também o tetracampeonato: 2013, 2014, 2015 e 2017.

“Nós optamos por não correr a última regata porque o vento estava muito forte e queríamos preservar as velas e descansarmos um pouco. Hoje, a dupla do Rio de Janeiro procurou nos marcar na raia, o que é normal numa disputa, mas conseguimos velejar melhor porque taticamente fizemos tudo certo”, comentou o timoneiro Geison Mendes, 29 anos. Das oito regatas que eles participaram, ficaram em primeiro lugar em cinco. Ao chegarem no pátio do clube Geison e Gustavo receberam muitos parabéns e o carinho em forma de festa pelas crianças da flotilha de Optimist.

Os velejadores nem terão um tempo de pausa para comemorações porque nesta segunda-feira, 6, começa outro desafio para eles: as regatas da Copa Brasil de Vela, em Porto Alegre, que definirá a Equipe Brasileira de Vela 2017 que iniciará o ciclo dos Jogos de Tóquio 2020.
O último dia do Sul-americano teve chuva na raia antes da largada da primeira das três regatas realizadas na raia de Ipanema. Com a entrada da frente fria, após a chuva, o vento veio de direção sul e com rajadas de até 23 nós de intensidade. O que provocou ondas mais fortes no Guaíba. O Sul-americano teve a participação de 13 tripulações do Brasil, Argentina e Equador.

A entrega de prêmios foi realizada no início da noite no salão social liderada pelo Comodoro Eduardo Ribas e acompanhado pelos vice-comodoros. Ribas falou o evento e parabenizou todos os competidores, destacando o esforço da timoneira medalha de bronze em Pequim, Fernanda Oliveira, que correu o campeonato grávida de cinco meses.
Os troféus foram entregues por Alexandre Saldanha, representando a CBVela, Manuel Pereira, Comodoro do Clube dos Jangadeiros, vice-presidente do Conselho Deliberativo do VDS, Eduardo Scheiddeger Jr., Diego Quevedo, vice-comodoro esportivo do VDS e Carlos Henrique de Lorenzi, da Fevers.

Ricardo Pedebos/VDS/Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência