eCycle+Realizado larga na frente da Classe C30 na Ilhabela Cup

Por: Redação -
25/07/2018

Com o cancelamento da Regata Toque-Toque no último sábado por excesso de vento, Classe C30 correu pela primeira vez nesta segunda-feira (23). O barco eCycle+Realizado venceu a prova de percurso com 15 milhas após duelo acirrado com Caballo Loco junto à costa de Ilhabela. O vento sudoeste, fraco, não ultrapassou oito nós (15 km/h), em dia de céu azul e temperatura em torno de 23°C durante a regata.

A prova abriu a Ilhabela Cup, competição criada para movimentar os barcos antes das regatas da Semana de Vela (SVI), a partir de quarta-feira (25), até sábado. Nesta terça, as regatas que encerram a Ilhabela Cup, para a Classe C30 serão válidas também para o Campeonato Brasileiro.

A decisão sobre a tática antes da largada foi super difícil. Percebemos que junto à ilha tinha mais vento, mas também, mais correnteza. Arriscamos e deu certo. Velejamos no limite, com menos de um metro para a quilha em relação ao baixio”, contou o timoneiro do +Realizado, Carlos Biekarck. O barco do comandante José Luiz Apud superou o Caballo Loco no último bordo e conseguiu segurar o adversário em popa até a linha de chegada.

Caballo Loco marcou o +Realizado durante a maior parte da regata, evitando a ultrapassagem até quando pode. “A flotilha se dividiu na largada. Nós e o +Realizados optamos pela ilha, os demais partiram no rumo do continente. Foi uma briga boa”, afirmou o tático do Caballo Loco George Nehm, o Dodão. 

A exemplo dos dois primeiros colocados, Loyal Red Nose logo depois também optou por velejar rente a ilha e se deu bem, conquistando o terceiro lugar. O atual campeão da SVI, Caiçara UV.Line chegou na quarta posição, seguido por Zeus, de Florianópolis; Kaikias e Barracuda. A primeira largada desta terça (24) está prevista para meio-dia.      

LEIA TAMBÉM
>>Barco Crioula bate recorde histórico na Semana de Vela de Ilhabela
>>Semana de Vela de Ilhabela segue World Sailing e une barcos diferentes num mesmo campeonato
>>Paralamas do Sucesso faz show gratuito nesta segunda-feira (23) no Race Village de Ilhabela

Media Day C30 – Caballo Loco, eCycle+Realizado, Caiçara UV.Line, Barracuda e Zeus, de Florianópolis, aproveitaram o domingo sem regatas para mostrar a 15 profissionais da mídia como é o trabalho a bordo durante uma regata. Os convidados se revezaram a bordo dos cinco barcos em duas provas. Zeus venceu a primeira; Caballo Loco, a segunda.  

“Fizemos uma ação que me deixou muito feliz como comandante da Classe C30. Foi um dia especial porque, apesar do vento fraco, havia muita correnteza no canal e pudemos explicar aos jornalistas como a natureza determina a tática a ser adotada em uma regata. As tripulações foram muito receptivas e todos se divertiram”, enalteceu o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, também diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela.   

Primeira regata da Ilhabela Cup – Classe C30

1 – eCycle +Realizado – José Luiz Apud

2 – Caballo Loco – Mauro Dottori

3 – Loyal Red Nose – Marcelo Massa 

4 – Caiçara UV.Line – Marcos de Oliveira Cesar

5 – Zeus – Inácio Vandresem 

6 – Kaikias – José Roberto de Jesus 

7 – Barracuda – Humberto Diniz 

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    “O mar me curou”: a jornada de uma mãe atípica que abriu a própria empresa de passeios de lancha

    Deborah Moraes encontrou nas águas do litoral de SP um novo propósito após enfrentar desafios pessoais, maternidade atípica e recomeços

    Lacuna estratégica: Real Powerboats adianta detalhes da Real 44 Fly, que será lançada em setembro

    Embarcação chega para preencher uma faixa ociosa nas lanchas com flybridge da marca. À NÁUTICA, Paulo Thadeu, CEO do estaleiro, contou as novidades e explicou a escolha tecnológica por trás do novo modelo

    Netflix anuncia documentário sobre a invernagem de Tamara Klink no Ártico

    Ainda sem data de estreia, produção promete imagens inéditas feitas pela velejadora em seus 8 meses presa no gelo

    São Paulo Boat Show 2026 é lançado com quase 90% dos espaços vendidos em um único dia

    Principais players do mercado se reuniram nesta quarta-feira (27) para garantir presença na 29ª edição do maior salão náutico da América Latina. Evento acontece de 24 a 29 de setembro

    Navegar dentro de uma banheira? Conheça o "barco-spa" que faz sucesso nos EUA

    Embarcação curiosa opera em Oregon e pode ser controlada pelos próprios hóspedes sem habilitação náutica