Embarcações já podem se inscrever para o 8º Juntos pelo Rio, em Itajaí

Por: Redação -
26/02/2019
Já estão abertas as inscrições para participação de embarcações de pequeno, médio ou grande porte na oitava edição do mutirão de limpeza Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti. O evento ocorre no dia 23 de março (sábado). Podem participar barcos ou jets que estejam com a documentação em dia. O piloto também precisa ter habilitação específica.

“Os barcos são fundamentais para fazer o deslocamento dos voluntários durante a ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu, nas margens de Itajaí e Navegantes. Quanto mais interessados, maior será a área que conseguiremos cobrir no dia”, afirma Natália Pires, uma das organizadoras do evento.

Os interessados em participar do mutirão com sua embarcação devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou entrar em contato pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência Meio Ambiente do Porto de Itajaí. O evento contará ainda com monitoramento da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos os participantes.

LEIA TAMBÉM
>>Mercury Marine apresentará lançamento mundial no Rio Boat Show 2019
>>Governo grego aprova projeto de turismo náutico
>>Grande festa da vela acontecerá no próximo dia 16 em Angra dos Reis

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas, o mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti quer chegar a mil voluntários nesta edição. A meta é ampliar o alcance da ação, que no ano passado reuniu 800 pessoas e recolheu mais de 10 toneladas de resíduos. As inscrições de voluntários iniciarão em março no site do município.

O evento, alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março), surgiu em 2012 durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. Desde então, é realizado anualmente pelo município, agregando voluntários a cada edição e consolidando sua importância de alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação.

Desde 2016, a Secretaria de Saúde de Itajaí se uniu ao mutirão para reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por meio de blitze educativas. Ao todo, já foram recolhidas mais de 85 toneladas de resíduos em sete edições.

Em 2018, Itajaí assinou a Carta Compromisso de Mares Limpos, durante a Volvo Ocean Race, e se tornou a primeira cidade brasileira a abraçar a causa. O documento firma parceria com Organização das Nações Unidas (ONU) e prevê ações para redução do lixo marinho e conscientização da população.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano