Empresa italiana “imprime” catamarã em 160 horas com impressora 3D
Segundo a marca Caracol, o barco de 6 metros foi projetado para navegar em mar aberto. Assista ao processo!


A cada ano, novos e mais potentes modelos de impressoras 3D surgem — e com elas, também, novas possibilidades. Mais do que itens de decoração, esse equipamento, quando em nível industrial, pode construir de peças para carros a componentes de turbinas. A empresa italiana Caracol, contudo, foi além, e acaba de anunciar um catamarã produzido por impressora 3D.
“Jet” de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!
Um barco que “voa” sobre a água a mais de 55 km/h: conheça o Pegasus
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A marca é uma fabricante de impressoras 3D industriais, com sedes na Itália e nos Estados Unidos. Assim, o caminho estava aberto para o desenvolvimento do que chama de “primeiro catamarã monolítico funcional”. Em outras palavras, trata-se de um catamarã projetado como um único conjunto integrado, sem emendas, em que todas as partes do barco trabalham juntas.


A embarcação de 6 metros de comprimento foi produzida em 160 horas (quase 7 dias) e, segundo a empresa, é pensada para navegar em mar aberto. A marca afirma ainda ter utilizado polipropileno reciclado (rPP) na composição do barco, além de 30% de fibra de vidro misturada ao plástico.
Ver esta publicação no Instagram
As famosas “rebarbas” deixadas pela impressora, por sua vez, tiveram acabamento em CNC (Comando Numérico Computadorizado), ou seja, por máquinas controladas por computador.


Segundo a Caracol, as fases de projeto e fatiamento exigiram tempo extra “devido ao tamanho considerável e à geometria complexa do barco”. Por outro lado, muitas dessas etapas preparatórias são realizadas apenas uma vez por modelo de embarcação. Assim, uma vez estabelecidas, podem ser replicadas em várias impressões, “reduzindo significativamente o tempo de preparação para as construções subsequentes”, como explica a marca.
Essa conquista não apenas demonstra a viabilidade da manufatura aditiva robótica de grande formato, mas também estabelece as bases para uma nova era na fabricação de barcos e componentes náuticos– destaca a Caracol
O projeto foi desenvolvido em colaboração com o Grupo V2, uma empresa espanhola especializada no design, engenharia e produção de embarcações de lazer, que utiliza uma plataforma de manufatura aditiva de grande formato (em inglês Large Format Additive Manufacturing, ou LFAM) da Caracol para aplicações náuticas e navais. Juntas, as empresas pretendem industrializar e ampliar a produção do barco.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
"100 Dias", longa-metragem que terá Filipe Bragança no papel do navegador, será lançado nas telonas no dia 29 de outubro
Hotel oficial do Marina Itajaí Boat Show 2026 oferece condições especiais a visitantes e expositores
Quem for ao salão náutico que acontece de 2 a 5 de julho terá vantagens ao se hospedar no Mercure Itajaí Navegantes. Saiba mais!
Dos 87 municípios que poderão ser cidades-locação para filmes até o final de 2026, 52 atraem olhares pelos atrativos náuticos
Dragon Boat Brasil acontecerá na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de junho. Saiba como participar!
Modelos de 30 pés, que inauguram a linha Victory Work, compuseram o maior pacote de investimentos da história da segurança pública do estado




