Ensaio fotográfico revela o antes e depois de pessoas que praticaram mergulho

Marcos Alberti retratou a diferença na expressão facial de mergulhadores que exploraram águas de Noronha

19/02/2023
Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois
Eudes Gondim Junior, que já fez 150 mergulhos, é um dos retratados no ensaio

Quase todos nós fazemos ideia do que seja mergulhar. Mas, depois de ver as fotos de mergulhadores do ensaio feito por Marcos Alberti, fica claro que há aspectos que sequer imaginávamos. A boa sacada do fotógrafo foi flagrar o mergulhador imediatamente ao sair da água.

Desse modo, Alberti capturou expressões engraçadas, divertidas e verdadeiras, presenciadas logo após uma sessão de mergulho no paraíso ecológico de Fernando de Noronha. Como é o caso de Franklin Silva Neto (foto abaixo), que se divertiu em um dos seu três mergulhos.

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois
Lucimara Pereira, um mergulho

Tudo o que eu queria era mostrar a emoção que sentimos ao compartilhar a água com peixes de diversas espécies. Ninguém sai mal-humorado de uma experiência como essa– Marcos Alberti

O fotógrafo já conta com 166 mergulhos no currículo e considera a atividade seu hobby favorito.

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois
O próprio autor do ensaio, Marcos Alberti, que já fez 166 mergulhos

Há oito anos, Alberti conduziu outra experiência desse tipo: um ensaio com profissionais de várias áreas (música, arte, moda, dança, arquitetura, publicidade, entre outras) sobre os efeitos do vinho — com o intuito de saber como ficamos após três taças da bebida.

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois
Gilberto Rodrigues, antes e depois de seu primeiro mergulho

Na ocasião, ele registrou as imagens das pessoas em quatro momentos: sóbrias, após uma taça de vinho, após duas e após três doses da bebida. O ensaio caiu na internet e correu o mundo, com milhões de visualizações.

 

Desta vez, a convite das operadoras Dive for Fun e Noronha Diver, ele decidiu investir no mergulho, sua segunda paixão, assim como a fotografia.

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois
Luiza Gondim, 20 mergulhos

Por isso, convidou 34 pessoas (algumas experientes, com 1.200 mergulhos no currículo, outras mergulhadoras de primeira viagem), com o propósito de capturar suas expressões antes e depois de uma série de imersões em Fernando de Noronha.

 

O resultado, além de engraçado, é inebriante, refletindo a exata sensação de quando saímos da água, segundo Alberti. Como se vê nas imagens a seguir, vários sorrisos surgiram, e muitas histórias.

 

Confira mais fotos de mergulhadores antes e depois da água

Ensaio de fotos de antes e depois de mergulhadores

“Vai fazer 10 meses que mergulho e para mim é como se fosse uma ‘terapia’. Já viajei para lugares incríveis com o único propósito de mergulhar. Em Noronha, um lugar com a natureza tão linda, foi incrível. Muita vida, muito colorido, animais incríveis.

 

Sou personal trainer e a sensação que fiquei ao sair da água foi a mesma que sinto após praticar esporte, com a liberação de muita endorfina. Um sentimento de superação, satisfação, bem-estar e felicidade”, afirma Warla Karoliny Pereira, com 70 mergulhos (foto acima).

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois
Rodrigo Sabbion, 48 mergulhos

Ensaio de fotos antes e depois de mergulhadores

“A sensação de mergulhar em Noronha foi de pura alegria. Aquela água cristalina, quente, cheia de vida, e com um grupo tão animado ao lado. Impossível não sair de lá com um sorriso de orelha a orelha. Ainda mais que foi a minha primeira vez nadando com tubarões!

 

Fiquei encantado e hipnotizado com aquela sinfonia de vida marinha. Saí da água em êxtase, como se toda a tensão tivesse saído dos ombros. Uma experiência simplesmente maravilhosa”, conta André George Camalionte, com 37 mergulhos (foto acima).

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois

“Como psiquiatra e psicoterapeuta, acredito que mergulhar é muito terapêutico. Deixo na água as minhas tensões e preocupações e saio mais leve, mais empolgada, mais apaixonada pela vida!

 

Olhar nos olhos de uma tartaruga, por exemplo, a poucos centímetros de distância, gera uma emoção indescritível. Um misto de felicidade e paz. Só vivendo para saber. O sentimento é de gratidão por esse mundo tão incrível, tão maravilhoso e que me faz tão bem”, revela Andrea Bernardi Mazzoleni, 66 mergulhos (foto acima).

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois
Debora Borges, 2.000 mergulhos

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois

“Mergulhar é algo que muda a vida, uma experiência única em tudo o que a envolve. Você entra em outro mundo e deixa todos os problemas para trás. Ainda mais em Fernando de Noronha, com aquela variedade de vida marinha.

 

Sentimos uma sensação de voar ao encher e esvaziar os pulmões. Testemunhar a nossa saída da água é revelar a nossa alma. Ao sair da água, ficamos todos maravilhados”, disse Pedro Riposati Canedo, com 53 mergulhos (foto acima).

Ensaio de mergulhadores antes e depois

“Foi uma experiência única, a possibilidade de estar num paraíso chamado Fernando de Noronha, ao lado de um grupo de pessoas ligadas por afinidade e que se converteram em uma família. Deu uma vontade de não sair mais da água.

 

Pena que a capacidade do cilindro dure apenas 50 minutos. A minha alegria e o relaxamento ao sair da água diz tudo. Isso acontece sempre, ainda que seja apenas por ter dado tudo certo, por conta da tensão pré-mergulho. Ainda mais que sou iniciante”, revela Cristina Moreira, com 6 mergulhos (foto acima).

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois
Harllon Martins, 7.000 mergulhos

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois

“Ninguém sai mal-humorado da água. Bem, pelo menos isso nunca me ocorreu. E olha que iniciei no mergulho há 10 anos. Ter me tornado mergulhadora foi uma das melhores coisas que fiz por mim mesma!

 

As fotos transmitem instantaneamente uma explosão de sentimentos. Mas o que predomina é a alegria em ter tanta liberdade e paz em um lugar tão privilegiado”, conta Viviane Dias com 290 mergulhos (foto acima).

Ensaio de fotso de mergulhadores antes e depois
Kalyo Wehmann, antes e depois de seu primeiro mergulho

Ensaio de fotos de mergulhadores antes e depois

“Imergir é mágico. A gente sai da água diferente depois de encontrar um bicho tão bonito, como o polvo com o qual fiquei frente a frente. Sente-se energizada, como se tivesse feito uma terapia.

 

É uma experiência que reseta a alma. Só quem realmente já mergulhou consegue entender isso. É uma explosão de energia e emoção que trocamos com o mar”, revela Fátima Scudeler com 11 mergulhos (foto acima).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 99

    Evento se destacou por trazer inovações que foram além dos barcos para 51 mil visitantes

    Rio Boat Show 2024 será palco para estreia da Schaefer V44 em águas brasileiras

    Lançamento walk around da Schaefer Yachts estará nas águas da Marina da Glória, de 28 de abril a 5 de maio

    Megaiate apreendido vira "batata-quente" para os Estados Unidos; entenda o caso

    Governo norte-americano quer vender embarcação e alega não ter condições de pagar manutenção

    Reveladas imagens inéditas de navio que afundou com seu capitão há 84 anos

    O graneleiro Arlington foi encontrado nos EUA e traz, além de imagens, a história do capitão que não quis se salvar

    Novo estudo mostra que baleia-azul está acasalando com baleias-comuns mais do que deveria; entenda

    Número até então desconhecido de animais com DNA híbrido colocou pesquisadores em alerta