Entre João Pessoa e Ubatuba: Edu Guedes e sua lancha de 19 pés singram pelas águas da Bahia

22/03/2022

O planejamento inicial previa uma passagem rápida pela Praia do Mosqueiro, em Aracaju. Dali, vindo de Maceió, o paraibano Edu Guedes daria sequência à sua ousada expedição — a travessia João Pessoa-Ubatuba a bordo de uma lancha de madeira de apenas 19 pés com um motor de popa de 150 hp, num total de 1 300 milhas. A chegada à capital sergipana, porém, marcou também a mudança no tempo. Por questões de clima, e de mar (que engrossou), o comandante da Maryas e seu imediato, o capitão amador e mecânico de barcos Luís Peixoto, tiveram de estender sua estada na capital sergipana por mais dois dias e três noites. Na madrugada deste domingo, 20, com o nascer do sol e a despedida da lua, eles finalmente partiram para Salvador, aonde chegaram após sete horas e meia de navegação.

“Foi uma viagem muito tranquila. O mar estava bom, com ondas de um metro de altura e ventos de 7 nós. A estimativa era de cumprir o percurso, de 50 milhas, em nove horas. Como se vê, chegamos bem antes do previsto”, conta Edu Guedes. A travessia só não foi inteiramente “no stop” porque, no meio do caminho, ele parou o barco para um refrescante mergulho no mar.

O tempo em Aracaju foi utilizado para reparos no barco; aliás, reparos, não, reparo: a troca do automático da bomba de porão, até agora o único defeito mecânico na valente lanchinha construída pelo próprio Edu na marina onde trabalha como gerente, em Ubatuba.

Em termos de navegação, a maior dificuldade até agora, segundo a dupla de navegadores, foi a passagem pela foz do Rio São Francisco. Foi preciso muita energia para enfrentar o choque do mar com as aguas do rio. “Foi uma saída bastante perigosa! O mar subiu com muita força. Para se ter uma ideia, o motor ficou no ar pelo menos cinco vezes. Mas a lancha se comportou muito bem. A roda de proa alta impediu que entrasse água por cima”, explica o comandante da Maryas.

Próximas paradas: Ilhéus, Santa Cruz de Cabrália, Caravelas e o Arquipélago de Abrolhos, um destino mítico, no sul da Bahia. Vamos continuar acompanhando.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Peixes dormem? Saiba o que diz a ciência

    Símbolos de cansaço também estão no fundo do mar — e a ciência está de olho neles

    Evolve Yachts apresentará nova lancha com flybridge no Boat Show de Itajaí

    Embarcação de 15,25 metros de comprimento é tida como a maior do estaleiro. Evento acontece de 3 a 6 de julho

    Polvo ganha “9º braço” após disputa; estudo mostra como novo membro toma consciência

    Pesquisa analisou o processo de adaptação do animal a partir da captura de 24 vídeos e quase 6 mil fotos

    Em Copenhague, ações sustentáveis geram benefícios aos viajantes

    Passeios de barco, desconto em safári de focas e aluguel de bike grátis são algumas das recompensas do programa CopenPay; Conheça!

    Armatti & Fishing reserva dois lançamentos para o Boat Show de Itajaí; conheça os modelos

    Novidades terão condições especiais para negociações fechadas no evento, que acontece de 3 a 6 de julho