Entre João Pessoa e Ubatuba: Edu Guedes e sua lancha de 19 pés singram pelas águas da Bahia

22/03/2022

O planejamento inicial previa uma passagem rápida pela Praia do Mosqueiro, em Aracaju. Dali, vindo de Maceió, o paraibano Edu Guedes daria sequência à sua ousada expedição — a travessia João Pessoa-Ubatuba a bordo de uma lancha de madeira de apenas 19 pés com um motor de popa de 150 hp, num total de 1 300 milhas. A chegada à capital sergipana, porém, marcou também a mudança no tempo. Por questões de clima, e de mar (que engrossou), o comandante da Maryas e seu imediato, o capitão amador e mecânico de barcos Luís Peixoto, tiveram de estender sua estada na capital sergipana por mais dois dias e três noites. Na madrugada deste domingo, 20, com o nascer do sol e a despedida da lua, eles finalmente partiram para Salvador, aonde chegaram após sete horas e meia de navegação.

“Foi uma viagem muito tranquila. O mar estava bom, com ondas de um metro de altura e ventos de 7 nós. A estimativa era de cumprir o percurso, de 50 milhas, em nove horas. Como se vê, chegamos bem antes do previsto”, conta Edu Guedes. A travessia só não foi inteiramente “no stop” porque, no meio do caminho, ele parou o barco para um refrescante mergulho no mar.

O tempo em Aracaju foi utilizado para reparos no barco; aliás, reparos, não, reparo: a troca do automático da bomba de porão, até agora o único defeito mecânico na valente lanchinha construída pelo próprio Edu na marina onde trabalha como gerente, em Ubatuba.

Em termos de navegação, a maior dificuldade até agora, segundo a dupla de navegadores, foi a passagem pela foz do Rio São Francisco. Foi preciso muita energia para enfrentar o choque do mar com as aguas do rio. “Foi uma saída bastante perigosa! O mar subiu com muita força. Para se ter uma ideia, o motor ficou no ar pelo menos cinco vezes. Mas a lancha se comportou muito bem. A roda de proa alta impediu que entrasse água por cima”, explica o comandante da Maryas.

Próximas paradas: Ilhéus, Santa Cruz de Cabrália, Caravelas e o Arquipélago de Abrolhos, um destino mítico, no sul da Bahia. Vamos continuar acompanhando.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar

    Confira as palestras desta quinta-feira (2) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Grade de hoje terá explicações sobre habilitação náutica, histórias de superação e muito mais

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio