Estádio da Copa do Mundo faz homenagem a embarcações típicas do Oriente Médio

Estádio Al Janoub, construído para o mundial e com venda proibida de cerveja, tem construção inspirada nos barcos Dhow

17/11/2022
Divulgação: FIFA World Cup 2022

O estádio Al Janoub será um dos palcos para os jogos da Copa do Mundo 2022, que começa no próximo dia 20, no Catar. Construído em uma das cidades mais antigas da região, ele tem linhas inovadoras pensadas para homenagear os antigos pescadores da região.

O projeto conta com uma mistura de desenho pós-moderno e futurista, com linhas inspiradas no casco do Dhow, barco típico da região. Outra homenagem está nas arquibancadas, todas pintadas de azul com branco, simbolizando o mar.

Dhow, o milenar barco usado por pescadores no Golfo Pérsico. Reprodução: Zanzibar Yacht Carter

Um dos estádios em que a cerveja foi proibida na Copa, o Al Janoub foi construído na região de Al Wakrah, a mais de 20 quilômetros ao Sul da capital, Doha — seu nome faz menção justamente a isso: em tradução livre para o português, significa “Estádio do Sul”.

Nessa mesma localidade, um dos motores econômicos antigamente era a pesca de pérola — isso até o meio do século 20, quando as reservas de petróleo e gás foram descobertas, mudando drasticamente a economia local.

 

Ao redor do Al Janoub existem áreas para passeios a cavalos, pistas de corridas, área verde com mais de 800 árvores e diversas estradas. Todo o projeto demorou mais de 10 anos para ficar pronto e a inauguração aconteceu em maio de 2019.

Divulgação

Nas laterais do estádio, estruturas facilitam o fluxo de entrada dos torcedores. As lojas e as áreas de conveniências ficam localizadas nessa parte. Devido ao seu tamanho, a capacidade máxima é de 40 mil torcedores.

 

Após o encerramento da Copa do Mundo 2022, o número de assentos do estádio será reduzido pela metade — mesmo assim, a construção ainda irá sediar outros jogos de futebol, principalmente aqueles em que o time local Al Wakrah Sport Club estará em campo.

O desenho do estádio foi projetado pelo famoso escritório de arquitetura Zaha Hadid. Internamente, as vigas de sustentação, localizadas no teto, representam o casco da embarcação e com a abertura, há a entrada de luz no campo.

 

O teto conta com materiais tecnológicos inclusive para isolamento térmico, já que o Catar é  um país de clima desértico, em que as temperaturas podem chegar aos 50°C nos dias mais quentes.

 

Confira os jogos que serão disputados no estádio Al Janoub:

  • 22/11, 16h – França x Austrália
  • 24/11, 7h – Suíça x Camarões
  • 26/11, 13h – Tunísia x Austrália
  • 28/11, 13h – Camarões x Sérvia
  • 30/11, 12h – Austrália x Dinamarca
  • 2/12, 12h – Gana x Uruguai
  • 5/12, 12h – Oitavas de final (1ºE x 2ºF)

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Paraty, no Rio de Janeiro, foi cenário para celebrar os 40 anos da Lagoon

    Lagoon World Escapade foi realizado simultaneamente em vários destinos. Brasil teve rally, competição de canoagem e música ao vivo

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países