A australiana McConaghy iniciou a construção de seu primeiro catamarã de 82 pés a motor, o MC82P. A entrega está programada para acontecer em março de 2023, e é o maior modelo da série de multicascos do estaleiro a ser construído até hoje.
Projetado para oferecer uma vida contemporânea na água e com estilo de apartamento, a proposta da embarcação é bem elaborada: o intuito é entregar a eficiência de um cruiser de longo alcance, ao mesmo tempo em que atua como um iate familiar e costeiro.
O MC82P é a segunda embarcação do estaleiro a se beneficiar de um design de interiores do estúdio italiano M2atelier. A parceria começou com o MC75, anunciado no início deste ano. A arquitetura naval, por sua vez, vem da Ker Design.
O iate de 82 pés (ou 24 metros) apresenta um amplo salão principal, com área de jantar e cozinha de plano aberto no convés principal. Além disso, ainda conta com um espaçoso convés de popa, acessado por portas de vidro deslizantes e equipado com sofás e espaço para refeições ao ar livre. Na frente da superestrutura está um aconchegante lounge externo para os hóspedes desfrutarem.
Já no flybridge, há outra área de jantar informal e móveis de sala independentes, que tornam o espaço multifuncional. As espreguiçadeiras foram posicionadas na popa para aproveitar ao máximo as vistas elevadas e panorâmicas.
Quanto aos hóspedes, o arranjo do MC82P permite acomodar até oito convidados, divididos em quatro camarotes duplos e voltados para o mar. Três deles podem ser convertidos em camarotes com beliches duplos, sendo que todos os quartos são privativos — inclusive os dois camarotes extras para a tripulação.
“O arranjo geral de qualquer McConaghy Multicasco pode ser configurado para atender especificamente aos requisitos de cada cliente”, disse o CEO da McConaghy, Mark Evans. “Alguns clientes gostam de ter uma suíte máster no convés principal, enquanto outros solicitam menos suítes, porém maiores, e alguns dão maior ênfase à acomodação da tripulação e versatilidade de layout. Temos orgulho de poder atender a qualquer solicitação do cliente — esta é uma construção de barco de produção com possibilidade totalmente customizada”.
O desempenho fica por conta de dois motores Yanmar, de 250 hp. Desta forma, o estaleiro promete velocidade máxima de 17 nós e cruzeiro de 10 nós. De acordo com informações da empresa, a forma eficiente do casco e a construção leve reduzem a queima de combustível de 30% a 50% em comparação com um iate a motor do mesmo comprimento.
O iate também pode levar um tender de 5,7m em uma plataforma de popa hidráulica — com o tender implantado, essa plataforma pode assumir duas funções diferentes: de natação ou de convés adicional.
Dentre as opções de produção adicionais, estão a geração de energia solar, os decks de teca sintética, várias cores de casco, luzes subaquáticas e um impressionante pacote audiovisual integrado.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
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