Estaleiro australiano apresenta primeiro projeto de catamarã com 82 pés e entrega para 2023

Por: Redação -
06/08/2021

A australiana McConaghy iniciou a construção de seu primeiro catamarã de 82 pés a motor, o MC82P. A entrega está programada para acontecer em março de 2023, e é o maior modelo da série de multicascos do estaleiro a ser construído até hoje.

Projetado para oferecer uma vida contemporânea na água e com estilo de apartamento, a proposta da embarcação é bem elaborada: o intuito é entregar a eficiência de um cruiser de longo alcance, ao mesmo tempo em que atua como um iate familiar e costeiro.

powercat

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

MC82P é a segunda embarcação do estaleiro a se beneficiar de um design de interiores do estúdio italiano M2atelier. A parceria começou com o MC75, anunciado no início deste ano. A arquitetura naval, por sua vez, vem da Ker Design.

O iate de 82 pés (ou 24 metros) apresenta um amplo salão principal, com área de jantar e cozinha de plano aberto no convés principal. Além disso, ainda conta com um espaçoso convés de popa, acessado por portas de vidro deslizantes e equipado com sofás e espaço para refeições ao ar livre. Na frente da superestrutura está um aconchegante lounge externo para os hóspedes desfrutarem.

powercatpowercat

Já no flybridge, há outra área de jantar informal e móveis de sala independentes, que tornam o espaço multifuncional. As espreguiçadeiras foram posicionadas na popa para aproveitar ao máximo as vistas elevadas e panorâmicas.

Leia também

» Estaleiro italiano lança megaiate que une tecnologia e requinte em 213 pés

» Estúdio australiano revela conceito elegante, sustentável e esportivo de iate com 88 pés

» Estaleiro italiano apresenta iate de 100 pés que será lançado em Cannes

Quanto aos hóspedes, o arranjo do MC82P permite acomodar até oito convidados, divididos em quatro camarotes duplos e voltados para o mar. Três deles podem ser convertidos em camarotes com beliches duplos, sendo que todos os quartos são privativos — inclusive os dois camarotes extras para a tripulação.powercatpowercat

“O arranjo geral de qualquer McConaghy Multicasco pode ser configurado para atender especificamente aos requisitos de cada cliente”, disse o CEO da McConaghy, Mark Evans. “Alguns clientes gostam de ter uma suíte máster no convés principal, enquanto outros solicitam menos suítes, porém maiores, e alguns dão maior ênfase à acomodação da tripulação e versatilidade de layout. Temos orgulho de poder atender a qualquer solicitação do cliente — esta é uma construção de barco de produção com possibilidade totalmente customizada”.

O desempenho fica por conta de dois motores Yanmar, de 250 hp. Desta forma, o estaleiro promete velocidade máxima de 17 nós e cruzeiro de 10 nós. De acordo com informações da empresa, a forma eficiente do casco e a construção leve reduzem a queima de combustível de 30% a 50% em comparação com um iate a motor do mesmo comprimento.

powercatpowercatpowercat

O iate também pode levar um tender de 5,7m em uma plataforma de popa hidráulica — com o tender implantado, essa plataforma pode assumir duas funções diferentes: de natação ou de convés adicional.

Dentre as opções de produção adicionais, estão a geração de energia solar, os decks de teca sintética, várias cores de casco, luzes subaquáticas e um impressionante pacote audiovisual integrado.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Itajaí terá o primeiro shopping do Brasil voltado para as águas da marina

    Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí

    Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um ano incentivando o setor no Paraná

    Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período

    Patrimônio histórico e turismo de ilhas da Bahia foram recuperados com recursos próprios

    Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica

    NX Boats estará no Boat Show de Fort Lauderdale pela 3ª vez consecutiva

    Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!

    Teste NÁUTICA: comparamos os jets RXT-X e RXP-X, da Sea-Doo, equipados com motor de 325 hp

    Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes