Estudantes franceses embarcarão em viagem de barco pelo Atlântico

Por: Redação -
01/03/2019

Quatro estudantes de engenharia da ENSTA ParisTech e Telecom SudParis, na França, irão velejar por um ano pelo Atlântico para uma dupla missão humanitária e educacional. Em agosto passado, eles compraram um Oceanis 40, ano 2009. “Nós nos endividamos para comprá-lo”, explica Paul Thomé, um dos quatro marinheiros. Engajar-nos financeiramente também era uma maneira de começar de uma vez por todas. “Então começou esta bela aventura intitulada ‘4 marinheiros cheios de energia’, diz Thomé.

Na agenda: dois vôos transatlânticos, 11 500 milhas e duas missões de dois meses ao Senegal e ao Haiti. A escolha de uma viagem de barco era bastante óbvia para a equipe, de acordo com Paul Thomé. “O barco é um meio de transporte que nos permite gerenciar todo o nosso consumo (comida, água, eletricidade). Como iremos cruzar o Atlântico, poderemos analisa-lo adequadamente. Isso nos leva ao nosso projeto sobre a transição energética”.

LEIA TAMBÉM
>>20ª Regata Náutica Caras premiará com equipamentos Raymarine
>>Lars Grael confirma presença na 20ª Regata Náutica Caras
>>20ª Regata Náutica Caras premiará os 20 primeiros inscritos em edição comemorativa

Paul Thomé, Charlotte de Fouquieres, Como Houdeville e Camille de Veyrac iniciarão sua viagem em setembro de 2019. Ao longo do caminho, os quatro marinheiros vão parar no Senegal e no Haiti para missões humanitárias mais longas. “No início, quando começamos a pesquisar sobre a viagem de barco pelo Atlântico, percebemos rapidamente que Cabo Verde estava na rota do ‘tradewind’ e que o Senegal era muito próximo”, diz Paul Thomé. “E nesses dois países, Haiti e Senegal, o padrão de vida é relativamente baixo, existe uma necessidade real e não há barreira de idioma. Isso nos permitirá uma troca fluida com a população”.

“Nós também vamos com associações que conhecem o campo, elas nos ajudarão a nos adaptar à população e sua cultura. Ao sermos acompanhados, superaremos mais facilmente os obstáculos que poderíamos encontrar no local”, complementa Thomé. Ainda faltam alguns meses para a equipe aumentar seu orçamento de € 70 mil. Hoje, a equipe está buscando ativamente patrocinadores para doações materiais ou financeiras. Ela também lançou uma premiação participativa intitulada 4 marinheiros cheios de energia.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade