Expedição norueguesa promove sustentabilidade dos oceanos

Por: Redação -
01/03/2022
Veleiro Statsraad Lehmkuhl no Píer Mauá, Rio de Janeiro, onde acontece o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Fotos: Vitor Marigo/Consulado Geral da Noruega)

A expedição norueguesa One Ocean promoveu, na última quinta-feira (24), o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pelo Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras.

 

Com painéis sobre tecnologias sustentáveis para o setor de pesca e sustentabilidade no setor náutico, o evento contou ainda com exposições sobre a colaboração bilateral entre o Brasil e a Noruega e sobre as iniciativas Blue Justice e Blue Resilience.

Seminário Green Technology for Sustainable Oceans

“A Noruega quer compartilhar esta forte tradição e fortalecer a agenda dos oceanos na relação bilateral com o Brasil. Há quatro anos, a Noruega lançou a iniciativa do High Level Panel para a economia sustentável dos oceanos, e adoraríamos dar as boas vindas à entrada do Brasil na iniciativa. Nós acreditamos que o país é um parceiro estratégico para o desenvolvimento de oceanos sustentáveis”, afirmou o Embaixador da Noruega no Brasil, Odd-Magne, durante a abertura do evento.

 

A viagem ao redor do mundo promovida pela Statsraad Lehmkuhl Foundation, em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas, acontece no veleiro Statsraad Lehmkuhl, um barco-escola considerado o mais sustentável da sua categoria.

 

Como parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição integra ciência, educação e informação, trazendo um importante alerta sobre o impacto das mudanças globais no oceano.

Da esquerda para a direita: Capitão do Veleiro, Jens Joachim Hiorth, Ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, Embaixador da Noruega no Brasil, Odd-Magne, Cônsul-geral norueguesa Marianne Fosland e o Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério de Minas e Energia Christian Vargas

“Os principais objetivos da expedição são recolher e compartilhar conhecimentos sobre os mares, mas também chamar a atenção para os desafios que estamos enfrentando e, com isso, pensar nas possíveis soluções para esses problemas. Então, quando estamos nos portos, facilitamos reuniões entre as pessoas detentoras de conhecimentos e as pessoas com poder de decisão e investidores”, ressaltou o capitão do veleiro Statsraad Lehmkuhl, Jens Joachim Hiorth.

 

A embarcação de 108 anos é equipada com instrumentos de última geração que permitem a coleta de dados durante toda a expedição. Com ecossondas, hidrofones e robôs não-tripulados, os estudantes a bordo do navio conduzem trabalhos científicos e fundamentam projetos com amostras e informações de centenas de estações ao redor do planeta. Dentre os temas de estudos, a distribuição de microplásticos no oceano é um dos principais focos de pesquisa da expedição.

 

Acerca da colaboração internacional para a promoção de ações mais sustentáveis nos oceanos, a cônsul-geral norueguesa Marianne Fosland ressaltou: “Eu gostaria de deixar uma mensagem final de que essa mudança verde não deve ser apenas uma mudança de fontes de energias ou tecnologias específicas. Nós devemos trabalhar juntos para promover trabalhos inclusivos, diversos e sustentáveis. Essa transição deve impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. E é a nossa responsabilidade enquanto agentes da comunidade internacional agir com um espírito verdadeiramente transformador para deixar um mundo melhor às próximas gerações”.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória