Extravagante iate de “ouro” tem móveis artesanais inspirados nos Bentley

18/01/2022

Que branco, que nada! Ao projetar o iate da série GTT 135, de 41 metros de comprimento, o estaleiro Dynamiq, localizado na região da Toscana, na Itália, optou por empregar um visual chamativo no casco, com apenas a superestrutura e alguns detalhes pintados de branco. É o caso do Stefania, primeiro modelo da série, que ganhou uma pintura na incrível cor ouro metálico.

Fruto de uma parceria do estaleiro com o estúdio de design holandês Vripack, o barco tem um visual agradável a quase todos os olhos. O dourado da pintura, porém, é bastante controverso e desperta reações opostas por onde passa. Para alguns, é original e elegante. Para outros, simplesmente extravagante, ainda mais quando se sabe que essa tonalidade só pode ser obtida através de uma tinta especial com pigmentos à base de ouro.

Para admiração dos mortais comuns (e pura inveja dos críticos, diriam os projetistas), o iate de 135 pés e casco de alumínio foi lançado para testes de mar na Marina di Carrara, na Riviera Apuana, no norte da Itália. Técnicos do estaleiro verificaram o nível de segurança do barco por uma última vez, bem como o funcionamento de seus sistemas de navegação e motores, e agora eles estão prontos para transportar o dourado Stefania para Mônaco, onde ela será entregue a seu proprietário no início de março.

Mas, se chama atenção pela pintura do casco, vá lá, extravagante, por dentro o GTT 135 esbanja elegância e sobriedade em uma cabine que mais parece um loft, cercado de janelas panorâmicas que permitem a entrada de muita luz natural. Além disso, os móveis são artesanais e inspirados nas técnicas, materiais e acabamentos que caracterizam os renomados interiores de automóveis da Bentley.

Em contraste com a área externa, quase todos os elementos da decoração da cabine foram finalizados em tons beges cremosos, que vão do branco cremoso ao chocolate marrom macio. O toque final ficou por conta dos detalhes metálicos cintilantes na cor champanhe empregados na lareira e no painel geométrico na cabeceira da cama na cabine dos proprietários.

Muito além da aparência, porém, o Stefania esconde um alto nível de inovação, com o uso intenso de tecnologias. Entre outros recursos, o GTT 135 usa uma asa subaquática Hull Vane, que apoia parcialmente o peso do barco, reduz o atrito com a água e melhora o desempenho, mesmo em mares agitados. Segundo o fabricante holandês, em termos de eficiência energética, o Hull Vane reduz a potência necessária do motor em mais de 3% — o Stefania está equipado com um par de motores de 1650 hp cada e um par de geradores de 70 kW.

Como resultado, o consumo de energia desse iate teria sido melhorado em quase 30%. Nos testes de mar, segundo o estaleiro, navegando a 15 nós, o GTT 135 consumiu apenas 190 litros de combustível por hora. Como se vê, não é só pela cor que ele chama atenção.

Aproveite que chegou até aqui e confira abaixo um dos barcos ícones do Brasil: o trawler San Marino II, de 70 pés de comprimento total, estrela da capa da revista NÁUTICA no fim dos anos 1990 (edição 137) e que já cruzou mais de 50 mil milhas náuticas, tendo em seu glorioso currículo duas cruzadas do Atlântico, navegações pelo Mediterrâneo e Caribe por quase uma década e até uma subida pelo Rio Amazonas.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas

    Grande Buraco Azul: sedimentos milenares revelam futuro de tempestades violentas no Caribe

    Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos