Extravagante iate de “ouro” tem móveis artesanais inspirados nos Bentley

18/01/2022

Que branco, que nada! Ao projetar o iate da série GTT 135, de 41 metros de comprimento, o estaleiro Dynamiq, localizado na região da Toscana, na Itália, optou por empregar um visual chamativo no casco, com apenas a superestrutura e alguns detalhes pintados de branco. É o caso do Stefania, primeiro modelo da série, que ganhou uma pintura na incrível cor ouro metálico.

Fruto de uma parceria do estaleiro com o estúdio de design holandês Vripack, o barco tem um visual agradável a quase todos os olhos. O dourado da pintura, porém, é bastante controverso e desperta reações opostas por onde passa. Para alguns, é original e elegante. Para outros, simplesmente extravagante, ainda mais quando se sabe que essa tonalidade só pode ser obtida através de uma tinta especial com pigmentos à base de ouro.

Para admiração dos mortais comuns (e pura inveja dos críticos, diriam os projetistas), o iate de 135 pés e casco de alumínio foi lançado para testes de mar na Marina di Carrara, na Riviera Apuana, no norte da Itália. Técnicos do estaleiro verificaram o nível de segurança do barco por uma última vez, bem como o funcionamento de seus sistemas de navegação e motores, e agora eles estão prontos para transportar o dourado Stefania para Mônaco, onde ela será entregue a seu proprietário no início de março.

Mas, se chama atenção pela pintura do casco, vá lá, extravagante, por dentro o GTT 135 esbanja elegância e sobriedade em uma cabine que mais parece um loft, cercado de janelas panorâmicas que permitem a entrada de muita luz natural. Além disso, os móveis são artesanais e inspirados nas técnicas, materiais e acabamentos que caracterizam os renomados interiores de automóveis da Bentley.

Em contraste com a área externa, quase todos os elementos da decoração da cabine foram finalizados em tons beges cremosos, que vão do branco cremoso ao chocolate marrom macio. O toque final ficou por conta dos detalhes metálicos cintilantes na cor champanhe empregados na lareira e no painel geométrico na cabeceira da cama na cabine dos proprietários.

Muito além da aparência, porém, o Stefania esconde um alto nível de inovação, com o uso intenso de tecnologias. Entre outros recursos, o GTT 135 usa uma asa subaquática Hull Vane, que apoia parcialmente o peso do barco, reduz o atrito com a água e melhora o desempenho, mesmo em mares agitados. Segundo o fabricante holandês, em termos de eficiência energética, o Hull Vane reduz a potência necessária do motor em mais de 3% — o Stefania está equipado com um par de motores de 1650 hp cada e um par de geradores de 70 kW.

Como resultado, o consumo de energia desse iate teria sido melhorado em quase 30%. Nos testes de mar, segundo o estaleiro, navegando a 15 nós, o GTT 135 consumiu apenas 190 litros de combustível por hora. Como se vê, não é só pela cor que ele chama atenção.

Aproveite que chegou até aqui e confira abaixo um dos barcos ícones do Brasil: o trawler San Marino II, de 70 pés de comprimento total, estrela da capa da revista NÁUTICA no fim dos anos 1990 (edição 137) e que já cruzou mais de 50 mil milhas náuticas, tendo em seu glorioso currículo duas cruzadas do Atlântico, navegações pelo Mediterrâneo e Caribe por quase uma década e até uma subida pelo Rio Amazonas.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público