Favorito?


Robert Scheidt volta à Baía de Guanabara a partir de segunda-feira (4), para a disputa do Aquece Rio International Regatta. Primeiro evento-teste deste ano para os Jogos do Rio de Janeiro em 2016, a competição reúne os principais nomes de todas as classes em campanha olímpica. Na Laser, o brasileiro Scheidt chega como favorito ao título, depois de vencer o Sudeste Brasileiro de Laser, na mesma raia olímpica, há uma semana, superando fortes adversários estrangeiros, entre eles o holandês Rutger Van Schaardenburg, que também estará no Aquece Rio.
“O evento-teste será uma competição bem diferente do Sudeste, que foi muito técnico, com ventos rondados. O nível será quase tão elevado quanto o de um campeonato mundial. O holandês está velejando muito bem, e temos ainda o inglês (Nick Thompson, nº 2 do mundo na classe), o francês (Jean Baptiste-Bernaz, 7º do ranking mundial), o australiano (Tom Burton) e os neozelandeses (Andy Maloney e Sam Meech). Todos são candidatos ao pódio”, frisou Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star e que ainda tem o compatriota Bruno Fontes entre seus adversários.
Scheidt passou a última semana treinando na Baía de Guanabara e acredita em evolução, mas prefere a cautela. “Tive um bom período de treinos na raia olímpica, sinto que estou mais afinado com o local. Mas será preciso manter uma boa média na fase inicial, sem grandes erros, para chegar à final com chances de medalha”, destacou o brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex e Deloitte, com os apoios de Audi, COB e CBVela.
O Aquece Rio International Regatta segue o formato de competições olímpicas, com dez regatas na classe Laser, distribuídas entre as fases classificatória e final, com o descarte do pior resultado a partir da sexta regata. Os dez melhores colocados na etapa final seguem para a disputa da medal race, no dia 9, valendo pontos dobrados.
Foto: Fred Hoffmann
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar
Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália
O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima