Florianópolis recebe autorização para o Parque Marina Beira-Mar sair do papel
Iniciativa totalmente custeada pela iniciativa privada se tornará o maior parque urbano público da cidade


O órgão ambiental de Santa Catarina autorizou, nesta quinta-feira (5), o início das obras do Parque Marina Beira-Mar, que será o maior parque urbano e público de Florianópolis. O empreendimento será viabilizado por meio de uma concessão à iniciativa privada que permitirá a empresa vencedora a explorar a área em troca da construção e manutenção de toda a estrutura. Ou seja: investimento público zero.
Série de NÁUTICA segue travessia de barco de Florianópolis a Angra dos Reis
Complexo Náutico de Guaratuba: Paraná quer transformar canteiro de obras em polo turístico
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Pensado para reconectar Florianópolis à vida marítima, o Parque Marina Beira-Mar tem potencial para projetar a cidade no cenário nacional como um dos principais polos urbanos e náuticos do Brasil.


O parque será construído na Avenida Beira-Mar Norte, no trecho entre o Trapiche e o Bolsão da Casan, em uma área que soma 144 mil metros quadrados. A proposta avançou após estudos de viabilidade técnica e um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) realizado pela Prefeitura, que confirmou a aptidão da área para receber tal infraestrutura.
Além de ampliar as opções de lazer na região, a iniciativa irá gerar empregos, atrair investimentos e fortalecer o turismo náutico. Historicamente, a região já foi povoada por barcos e trapiches — e o novo parque pretende resgatar essa relação da cidade com o mar.
Esse é o tipo de empreendimento que vai mudar a história da nossa cidade e do turismo também-disse Topazio Neto, prefeito de Florianópolis, em vídeo publicado nas redes sociais


Topazio ainda reforçou a importância da iniciativa não envolver gastos dos cofres públicos. “O maior projeto urbano, público e de turismo da história da nossa cidade está vindo aí“, finalizou.
Projeto do Parque Marina Beira-Mar
Basicamente, o parque consiste em um complexo de lazer multiuso com acesso livre e gratuito à população. O espaço terá quadras de areia e basquete, skate park, academia, pet place e playgrounds, além de estruturas náuticas. O parque contará também com espaços destinados a eventos e shows, além de áreas para simples contemplação, interligados por ciclovias.


A vertente náutica do projeto envolve a construção de duas marinas, uma pública e uma privada. A marina privada do Parque Marina Beira-Mar terá capacidade para cerca de 470 embarcações, enquanto a pública será destinada a até 30 barcos.
A área marítima do parque incluirá píer público, posto de abastecimento e uma estrutura especificamente desenhada para apoiar a futura implementação do transporte marítimo de passageiros na cidade.
No aspecto urbanístico, o complexo será dividido em setores que incluem prédios para gastronomia, comércio e serviços, além de áreas de estacionamento e apoio náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Iniciativa totalmente custeada pela iniciativa privada se tornará o maior parque urbano público da cidade. Saiba mais!
Batizada de Frauscher x Porsche 790 Spectre, embarcação foi desenvolvida em parceria com estaleiro austríaco e chega com motor de 400 kW
Após 82 anos do naufrágio, mergulhadores encontraram o cargueiro Tutoya entre as cidades de Peruíbe e Iguape, a 21 metros de profundidade
Fotógrafo brasileiro visitou o Canadá enquanto canadense atracou no Brasil para o projeto Olhares Cruzados - Imagens de Duas Culturas
A 1,1 mil quilômetro da costa do ES e sem presença humana, Ilha da Trindade é impactada pelo lixo que vem das correntes marítimas, da pesca e das tartarugas



