Flyer, de 1986, participará dos Clássicos na Semana de Vela

Por: Redação -
10/07/2017
Flyer - Diário de Bordo

O barco Flyer está confirmado na disputa da Semana de Vela de Ilhabela 2017 na categoria dos Clássicos. O veleiro da Marinha Mercante – um Cal 9.2 construído em 1986 – esteve na disputa do evento ano passado, mas entre os RGS Silver.

Os seis integrantes são da EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, que é um curso superior dado pela Marinha do Brasil para civis tripularem navios como petroleiros, cruzeiros e cargueiros, por exemplo.

“O principal objetivo para nós é promover o amor ao mar nos nossos atletas, que são futuros marinheiros, e levar o nome da nossa Escola a um maior público da comunidade náutica. Dito isto, sempre vamos para a raia para lutar pelo ouro! É um campeonato dificílimo, cheio de concorrentes de peso, mas vamos dar o nosso melhor para conseguirmos um lugar no pódio”, disse Lucas Tostes, integrante do Flyer, que tem patrocínio do Conselho Nacional de Praticagem – CONAPRA e do Instituto Rumo ao Mar – RUMAR.

Segundo Lucas Tostes, o Flyer é mais conhecido pela viagem que fez em 2010-2012, com os donos anteriores (um casal com dois filhos): O barco subiu toda a costa do Brasil até Fortaleza, cruzou para o Caribe, navegou pelas ilhas por cinco meses, atravessou o Atlântico, passou pelos Açores, por Portugal e chegou até Gibraltar antes de voltar para o Brasil via Canárias e Cabo Verde, num total de quase dois anos.

“O barco acabou de entrar no critério de idade necessário para a classe e, como a classe Silver não existe mais e é um barco mais de cruzeiro, achamos que será mais divertido e competitivo nesta classe. Uma experiência nova”, reforçou Lucas Tostes.

“Na Semana de Vela do ano passado chegamos a vencer duas regatas na categoria RGS-Silver, mas tivemos problemas num dia de vento forte sul resultando em várias quebras e acabamos perdendo um dia inteiro de regatas. Esse ano estamos com vela nova, o barco mais preparado e cheios de vontade! A regata Alcatrazes por Boreste também foi uma experiência marcante, pois foi o primeiro contato da maior parte da tripulação com navegação eletrônica e noturna além, é claro, do encontro com as baleias jubarte”.

A edição 2017 da Semana de Vela de Ilhabela já conta com 12 embarcações na categoria Clássicos, a mesma do Flyer.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp