Doutor em meteorologia, Giovanni Dolif entra para o time Influenciadores NÁUTICA

Criador do perfil Hashtag Céu, Giovanni traz previsão do tempo para navegação e curiosidades do clima

Por: Redação -
08/02/2023

Apaixonado pelas águas e pelo céu, Giovanni Dolif é um velejador que descobriu o fascínio pela meteorologia ainda aos 13 anos, quando encarou o contraste climático entre a calorosa Recife e os gélidos Alpes italianos.

Embora tenha nascido em São Paulo, Giovanni tem pai italiano e mãe pernambucana – por isso a drástica mudança de endereço e de clima.

 

O paulistano percebeu que, de tão vidrado no tema, virou referência: amigos e familiares começaram a procurá-lo pra saber a previsão de tempo, já que ele estava sempre por dentro da meteorologia.

Enfim de volta ao Brasil, Giovanni Dolif dedicou-se aos estudos, com toda a certeza de que investigar o clima era seu destino. Dessa forma, o velejador fez a graduação e mestrado em meteorologia na Universidade de São Paulo. Posteriormente, foi trabalhar no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, dentro do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos — onde também fez seu doutorado.

 

Casado com a Juliana e pai da Maria Valentina, Giovanni é pesquisador no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações desde 2014.

Foi por causa do veleiro que teve — onde velejava nas águas de Paraty, entre 2016 e 2019 — que Giovanni Dolif entendeu que seu conhecimento de meteorologia poderia ajudar outros navegadores. Criou então o perfil Hashtag Céu, com conteúdo de meteorologia voltado para navegação.

 

Ele ainda é sócio-fundador da MetPlan.org, que presta serviço profissional de apoio meteorológico para a navegação no Brasil e pelo mundo, não só para cruzeiro, mas também para regata.

A partir de agora, ao entrar para o time Influenciadores NÁUTICA, Giovanni Dolif compartilhará curiosidades, dicas de meteorologia e previsão do tempo para navegação por meio das redes sociais de Náutica e dos perfis do Hashtag Céu no Instagram, no Youtube e no Facebook. Bem-vindo ao time, Giovanni!

 

Você também quer fazer parte do time de influenciadores NÁUTICA? Envie um e-mail para [email protected] ou um direct para @revistanautica no Instagram.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine