Governo da Bahia afundará duas embarcações em Salvador até o final do ano
O governo baiano anunciou que afundará duas embarcações na Baía-de-Todos-os-Santos até o final de 2022. A medida visa estimular o turismo náutico ao transformar os locais em pontos de mergulho esportivo. Apenas em 2019, dois barcos tiveram o mesmo destino: a balsa Agenor Gordilho e o rebocador Vega.
Em entrevista ao portal Bahia Notícias, Maurício Bacelar, secretário de Turismo, afirmou: “Nos últimos três ou quatro anos, o governo do estado afundou navios na Baía de Todos-os-Santos. Temos feito o acompanhamento desses navios e eles estão maduros para receber visitação. Paralelo a isso, a Marinha do Brasil vai doar à Secretaria de Turismo uma outra embarcação para ser afundada também”.
No último afundamento, o da balsa Agenor Gordilho, foi feito um buraco no casco da embarcação, provocando a entrada de água e a consequente submersão. Ela agora situa-se a 36 metros de profundidade, nas águas calmas da baía.
“Algumas pessoas podem pensar que isso seria uma agressão ao meio ambiente; não é. Ao contrário, é um estímulo à vida marinha. Estamos em processo licitatório para o afundamento, pois passa por um controle dos órgãos do meio ambiente. Peças, óleo, tudo é estudado. Ocorrerá ainda em 2022”, completou Bacelar.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atividade aconteceu na área da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí; amostras estão sendo analisadas para verificar possível vazamento radioativo
Com visual moderno, cabine sofisticada e acabamento superior, a lancha dá o seu maior espetáculo navegando
Primeira edição do salão náutico acontecerá de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, com mais de 30 barcos em exposição
Embarcação carrega currículo de peso, tendo atuado na 2ª Guerra Mundial ao lado da Marinha dos EUA e da Frota Asiática
Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva