Grand Slam de Hamburgo

Por: Redação -
28/04/2016
Bow n: 02, Skipper: Xavier Rohart, Crew: Stefanano Lillia, Sail n: FRA 8237

Três duplas alemãs aparecem no “Top 10” da primeira edição do City Grand Slam da Star Sailors League (SSL), entre os dias 3 e 7 de maio, no Lago Alster, centro da cidade de Hamburgo, ao norte da Alemanha. Os donos da casa estão entre os principais adversários dos brasileiros Torben Grael e Bruno Prada, que irão correr respectivamente com o italiano Stefano Lillia e com o norte-americano Augie Diaz. Torben é o nono no ranking dos timoneiros, enquanto Bruno lidera a lista dos proeiros. O evento tem premiação geral de 100 mil dólares e vale 3 000 pontos no ranking da SSL.

Por questão de logística, os velejadores alemães serão maioria entre as mais de 80 tripulações esperadas em Hamburgo. Robert Stanjek e Frithjof Kleen vêm embalados pelo título conquistado em março na tradicional Bacardi Cup com 70 barcos na raia. Pela primeira vez uma dupla alemã venceu a competição disputada desde 1927 em Miami. “Velejei menos de dez vezes no Lago Alster. Há muitos prédios ao redor e se costuma dizer que se alguém abre uma janela em Hamburgo, o vento muda de direção”, brinca Frithjof. “A flotilha estará muito compacta e acredito que as mudanças de posições serão constantes. Estou orgulhoso pela Alemanha receber a SSL e ao mesmo tempo ansioso para as regatas”, revela o proeiro campeão da Bacardi Cup, sexto no ranking da SSL.

Ninguém, porém, deverá sentir-se mais em casa do que Johannes Polgar (8º) e Markus Koy (3º). Ambos são associados do clube anfitrião, Norddeutscher Regatta Verein (NRV), às margens do Lago Alster. Koy nasceu em Hamburgo, onde vive até hoje. Polgar morou na segunda maior cidade da Alemanha durante 16 anos. A ascensão de Polgar na classe Star tem sido marcante após representar seu país nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, na classe Tornado. Em apenas três anos na Star, a parceria com Koy valeu o título do Campeonato Europeu. A dupla encerrou 2015 com o quarto lugar na SSL Finals em Nassau, Bahamas.

“Nós sempre velejamos de Tornado na cidade de Kiel porque o Lago Alster é muito pequeno, mas quando eu comecei a correr de Star, já havia uma flotilha muito competitiva com mais de 30 barcos no lago de Hamburgo. Há bons velejadores no NRV devido ao regime de ventos muito peculiar no lago. O vento mais leve e as brisas podendo vir de direções diferentes, exigem atenção total até a linha de chegada”, recomenda Polgar. “Será um evento fantástico. Eu e Koy representaremos o país e o clube, a responsabilidade será dobrada e faremos o máximo que pudermos”. A terceira dupla alemã entre as dez mais bem ranqueadas na SSL é Hubert Markelbach (7º) e Gerrit Bartel.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade