Tecnologia da IBM substituirá capitão no trimarã que vai cruzar o Atlântico
A IBM, gigante americana de tecnologia, em parceria com a britânica ProMare, organização de pesquisas marítimas, anunciou que, em setembro de 2020, um dos primeiros barcos totalmente autônomos do mundo, o Mayflower, cruzará o Atlântico Norte sem capitão humano ou tripulação a bordo. Sim, uma embarcação 100% autônoma.
A tecnologia edge computing (conhecida como a próxima etapa da internet das coisas), a Inteligência Artificial (IA) e mais de um milhão de imagens náuticas (além de informações extraídas de centenas de outros navios que fizeram o mesmo caminho) são o núcleo que permitirá ao Mayflower sentir, pensar e agir autonomamente no mar.
A embarcação recebeu o nome de um navio que em 1620 (portanto, há exatos 400 anos) levou cerca de 150 peregrinos da cidade de Plymouth, no Reino Unido, aos Estados Unidos. Agora, o mesmo trajeto de peregrinação do século XVII será realizado por sua versão tecnológica.
Que a Inteligência Artificial está revolucionando o mundo você já sabia. Através dela é possível que máquinas sejam capazes de raciocinar, aprender e relacionar grandes quantidades de informações, tomar decisões e resolver problemas. Mas por essa, de barco sem comandante de carne e osso, talvez você não esperasse, né?
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros