Representante da ICOMIA mostra visão internacional do setor no Congresso NÁUTICA
Na abertura do segundo dia de debates, o 5º Congresso Náutica mais uma vez assumiu caráter internacional com a palestra de Udo Kleinitz, representante da ICOMIA (International Council of Marine Industry Associations). O tema? Visão Internacional do Setor Náutico. Segundo ele, um dos grandes desafios é enfrentar a queda do número de compradores de barcos. Isso não se aplica ao Brasil, em que a demanda ainda está reprimida e ainda não há marinas suficientes para abrigar todo mundo. Mas, em muitos países, com a população envelhecendo, as novas gerações estão menos preocupadas em adquirir um bem do que em usufruir. Daí a opção pelo uso compartilhado das embarcações, além do sistema de charter, que se destaca como uma poderosa fonte de recursos, especialmente na Europa.
De uma frota de aproximadamente 6 milhões de barcos, cerca de 60 mil fazem charter. Kleinitz disse que em águas europeias a cada dia ganha corpo uma nova modalidade de charter, chamada Static, em que (por um aplicativo) as pessoas alugam um barco e utilizam apenas como residência, como se estivessem em um hotel flutuante. Não podem nem ligar o motor. Inicialmente, as marinas viram isso com preocupação. Mas, agora, encaram como uma forma de se aproximar de um novo público: pessoas que não têm afinidade com o mar acabam descobrindo o gosto pela a vida a bordo, transformando-se assim em potenciais compradoras. Apenas uma diária do barco ancorado pode custear as despesas de marina por um mês. A ascensão de plataformas digitais, como Airbnb, facilitou esse tipo de negócio.
O maior salão náutico indoor da América Latina chega em sua 22ª edição em 2019, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor em um só lugar. São iates, lanchas, veleiros, jets, motores, equipamentos, acessórios e muito mais para o público acompanhar até a próxima terça-feira, 24 de setembro, no São Paulo Expo.
Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero. No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar. O São Paulo Boat Show 2019 tem organização Boat Show Eventos, patrocínio Bradesco Private Bank, co patrocínio Metalu Brasil, e com apoio da Revista Náutica e da Acobar.
São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros