Barcos de Ilhabela brilham e conquistam títulos do Brasileiro de Vela de Oceano em casa

Por: Redação -
25/11/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Foram definidos, neste domingo (22), os campeões do Brasileiro de Vela de Oceano – 20 anos da Copa Suzuki – realizado no Yacht Club de Ilhabela (SP). Os barcos locais fizeram a festa e ficaram com os troféus nas disputas no canal de São Sebastião em um último dia com ventos próximos de 10 nós.

Na classe IRC, o Xamã levou o caneco vencendo as duas regatas realizadas no último dia, totalizando três vitórias nas cinco realizadas nos três dias de competição. O veleiro foi adquirido e reformado por dois meses durante a pandemia por dois caiçaras locais, Paulo Tinah Jesus e Atanawe Boechat, que fazem parte da tripulação comandada por Sérgio Klepacz.

“Realmente é uma grande felicidade pensando que no começo do ano não tínhamos barco nenhum.  Graças ao Paulo Jesus ‘Tinha’, o Atanawe Boechat, que são dois dos melhores velejadores, melhor tático que existe, conseguiram levantar o barco e a equipe trabalhou maravilhosamente bem. Vou ser sincero do fundo do coração, era o vento que estávamos esperando e ali no nosso quintal de casa. Tinha que dar certo e deu. Saímos do 10º lugar no começo do campeonato e conseguimos esse título que foi muito emocionante”, disse Klepacz.

Em segundo lugar ficou o Esculacho, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que no último dia arrancou com um terceiro e segundo lugares com Walcles Osório como comandante. O Asbar IV, de Santos (SP), comandado por Jonas Penteado.

A classe contou com velejadores de renome no cenário nacional e mundial. Jorge Zarif, campeão mundial de Finn em 2013, de Star em 2018, quarto na Rio-2016 e esperança de medalha para Tóquio-2021, esteve no +Bravíssimo, do Espírito Santo, que terminou o Brasileiro em oitavo lugar. Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, bicampeão Pan-Americano e com duas Olimpíadas no currículo, não conseguiu conduzir o Danadão, do Rio de Janeiro, ao bicampeonato nacional e terminou a disputa no sexto lugar. Samuel Albrecht, com presença confirmada em Tóquio-2021 e bronze no Pan-Americano de Lima 2019 na Nacra 17, ficou em quinto lugar com o barco gaúcho Crioula 29.

No Brasileiro da classe C-30,  o Caballo Loco, também do Yacht Club de Ilhabela, levou a melhor no dia agitado com três regatas vencendo a primeiro e ficando em terceiro nas demais. O Brasileiro na classe contou com duas etapas, a primeira em Florianópolis (SC) no começo do ano.

Leia também

» Exclusivo: brasileiro Manoel Chaves, da MCP Yachts, irá à Justiça por direitos sobre hidrofólios dos veleiros da America’s Cup 2021

» 70ª Regata Santos-Rio tem recorde de barcos e grandes nomes da vela

» Equipe feminina quebra recorde em tradicional regata offshore na Irlanda. Confira

O vice-campeão foi o Loyalty 06, que contou com André Fonseca, o Bochecha, com três participações olímpicas e três na Volta ao Mundo, The Ocean Race. O terceiro melhor barco da classe no Brasil foi o Kaikias Via Italia.

Na classe BRA-RGS, o barco de Ilhabela, Zeus, também de Ilhabela (SP), conquistou o troféu deixando o Comanda em segundo e o Ka Maua em terceiro: “Parabenizar os organizadores, pessoal do Yacht Club que nos recebeu muito bem. Tripulação se empenhou muito e nos saímos bem. Condições excelentes no último dia, vento de médio pra cima, foi bem bacana”, disse Gereba, do barco Zeus.

Vencedores gerais definidos na Copa Suzuki

A Copa Suzuki encerrou a temporada com três etapas ao longo do ano. Na IRC, o título geral ficou com o Rudá/Blue Seal, de Santos (SP), deixando o Xamã em segundo e o Asbar IV em terceiro.

Na classe C-30 ,o Caballo Loco ficou com o título seguido pelo Kaikias e o Loyalty 06 em terceiro.

Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, comentou sobre a realização do evento: “A gente de ilhabela continua sendo a capital da Vela. Um ano tão diferente e estranho como foi 2020 a gente conseguir reunir as equipes, tanta gente boa competindo. Falar que é bom foi pouco, o ambiente foi maravilhoso.Queremos sempre valorizar a vela no clube ter portas abertas, tapete vermelho para os competidores, dar o que temos de melhor. Acho que conseguimos e a todos os velejadores ano que vem tem mais”.

RESULTADOS FINAIS BRASILEIRO E ÚLTIMA ETAPA COPA SUZUKI

Brasileiro IRC 

1 – Xamã – 8 pontos

2 – Esculacho – 12 pts

3 – Asbar IV – 13 pts

4 – Rudá/Blue Seal – 16

5 – Crioula 29 – 17

6 – Danadão – 17

7 – Lucky Alforria – 24

8 – +Bravíssimo 26

9 – Bravo-GOFit – 27

10 – Zorro – 33

11 – King – 39

12 – Montecristo – 43

13 – Aventador – 46

14 – Jazz 49

15 – Boto V – 56

16 – My Boy – 57

Brasileiro – C-30 

1 – Caballo Loco – 18

2 – Loyality 06 – 27

3 – Kaikias – 28

4 – Zeus Racing Team – 29

5 – Le Terrible – 69

6 – Corta Vento – 75

7 – Katana Portobello – 81

Copa Suzuki -3ª etapa – BRA-RGS 

1 – Zeus – 3 pontos

2 – Ka Mua – 6

3 – Comanda – 6

4 – Triton – 11

5 – Brazuca – 15

6 – BL3 Urca – 21

Copa Suzuki – 3ª etapa – HPE25

1 – Conquest – 6

2 – Ginga – 6

3 – Azzuro – 13

4 – Mussulo 25 – 14

5 – Artemis – 18

6 – Pé de Vento – 23

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras desta sexta-feira (3) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Na belíssima Marina da Glória, "Mergulho Day" terá quatro nomes de peso falando sobre a prática

    Rio Boat Show 2024: assista à transmissão ao vivo do sexto dia!

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória

    Desfile de Barcos promete iluminar as águas do Rio Boat Show na noite desta sexta-feira (3)

    Destaques dos estaleiros navegarão na passarela náutica em espetáculo recheado de luzes e música ao vivo

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha de 16,6 pés sai a partir de R$ 147 mil