Ilhabela recebeu a ação Lixo Marinho durante o carnaval

Por: Redação -
08/03/2019

O sábado (2), e domingo (3) de Carnaval foi agitado para a equipe da Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa. No lugar do confete e serpentina, passaguá na mão para recolher lixo do mar, em Ilhabela.

No sábado, a equipe percorreu o lado Norte da Ilha, até a praia do Pacoíba, fazendo a abordagem de embarcações, entregando folders e conscientizando as pessoas sobre o descarte correto do lixo, além de distribuição de sacolas retornáveis ecológicas.

No domingo, a embarcação da Ação Lixo Marinho começou seu trabalho de conscientização e limpeza de superfície e costeira no Sul de Ilhabela, da praia do Veloso ao Cabaraú, e em seguida, seguiu para o Norte, na praia do Jabaquara.

Ao todo, foram retirados 80kg de lixo, em sua maioria um volume impressionante de isopor e plástico. Também foram encontrados uma bateria de carro, colchão, pneus e material de pesca. “Em questão de número, 80kg pode não parecer grande coisa, mas o plástico e o isopor pouco pesam. Mas a quantidade que tiramos do mar e das costeiras desses materiais foram absurdas. Enchemos sacos de lixos e lotamos um barco e a caçamba de uma caminhonete”, explicou o diretor da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

LEIA TAMBÉM
>>20ª Regata Náutica Caras premiará com equipamentos Raymarine
>>Lars Grael confirma presença na 20ª Regata Náutica Caras
>>Sunseeker apresenta embarcação de cruzeiro diurno de alto desempenho

Na natureza, o isopor leva em torno de 150 anos para ser degradado. Quando no mar, as pelotas de isopor, que são quimicamente compostas por carbono e hidrogênio, são confundidas com organismos marinhos, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.

Durante a ação para a retirada de lixo da costeira, o que chama a atenção é que entre os resíduos encontrados, muitos estão lá há muito tempo. “Não é fácil chegar até as costeiras para retirar o lixo. Nem sempre a condição do mar ajuda, mas a ação está conseguindo realizar com sucesso o recolhimento dos materiais encontrados entre as pedras”, garante o diretor.

A Ação Lixo Marinho, realizada pela empresa Operação Praia Limpa teve início em fevereiro e segue até o final do mês de abril, e mesmo com o início da baixa temporada, segue pelo mar e nas comunidades conscientizando pescadores e ocupantes das embarcações sobre o descarte correto do lixo.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição

    Max Verstappen recebe iate avaliado em mais de R$ 70 milhões na Itália

    Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto

    Megaiate grego O'Madeleine tem deque com cinema e beach club com spa

    Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado

    Navegar para descobrir: oportunidades para o turismo náutico no Brasil

    Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área

    2ª etapa da SailGP: Brasil garante melhor posição em uma regata desde estreia na competição

    Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland