Imprevisível


A cada atualização, uma surpresa. Quatro barcos disputam quilômetro a quilômetro a liderança da primeira etapa da Volvo Ocean Race, entre Alicante, na Espanha, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. Com a aproximação ao destino final, Abu Dhabi, Team Brunel, Team Vestas Wind e Dongfeng confiam em suas estratégias para cruzar a linha de chegada em primeiro. Por isso, as tripulações não param de trabalhar um minuto se quer. Um pequeno erro, por exemplo, pode custar a liderança do Abu Dhabi que, na noite anterior, recuperou a ponta que estava provisoriamente com o holandês Team Brunel. Na sequência aparecem quase colados Team Vestas Wind e Dongfeng. “Os próximos dois dias serão vitais para a definição do vencedor”, disse Ian Walker, comandante do Abu Dhabi.
O repórter a bordo do Abu Dhabi Ocean Racing, Matt Knighton, disse que não há surpresa nessa troca de posições. “Já nos adaptamos a essa nova estratégia de regata. Esse equilíbrio faz parte do novo modelo de barco, o Volvo Ocean 65”.
Já o representante do barco dinamarquês Team Vestas Wind, Brian Carlin, prevê fortes emoções nessa reta final. “Temos uma boa e uma má notícia. A boa é que conseguimos voltar ao pelotão da frente. E a má é que os adversários estão bem perto da gente. Este é um verdadeiro teste para o novo projeto de barco. Ficar apenas três quilômetros de vantagem após 19 dias de regata é impressionante. Os dias seguintes serão muito emocionantes”.
Outro dado interessante: a diferença entre o líder Abu Dhabi para o quarto colocado Dongfeng não chega a 30 quilômetros. Em quinto, aparece o Team Alvimedica, que ainda tenta investir no pelotão da frente. Mais atrás estão Mapfre, que teve problemas com uma bomba de água, e o Team SCA, sexto e sétimo lugares, respectivamente.
Depois de passar quase uma semana pela costa brasileira, a flotilha já começa a migrar para o lado leste, até a África, dobrando a 45°. A pergunta é: quem vai ser o primeiro a avistar a Table Mountain, cartão postal da Cidade do Cabo, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo?
Fotos: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Barco pertencia a magnata e era considerado seguro à época. Embarcação se partiu ao meio no ano de 1892
Estaleiro paranaense ainda promete anunciar no salão um modelo inédito no mercado. Evento acontece de 26 de abril a 4 de maio
Com parceria de 400 instituições, pesquisa explorou diversos pontos do globo ao longo de dez expedições em um ano e meio
Desempenho garantiu ao time brasileiro o 9º lugar no ranking. Etapa em águas brasileiras acontece nos dias 3 e 4 de maio
Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo