Incentivo

Por: Redação -
05/05/2015

O Veleiros do Sul foi o anfitrião em Porto Alegre do evento das assinaturas de convênios com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para projetos de formação de atletas no Rio Grande do Sul. O encontro realizado nesta quinta-feira (30) oficializou a liberação de recursos para os clubes Veleiros do Sul, Grêmio Náutico União e Sogipa e teve a presença do ministro do Esporte George Hilton que destacou a importância destas instituições para massificar a prática esportiva no país.

“O Ministério tem nesses parceiros as peças fundamentais para transformar o Brasil em uma grande potência esportiva. Os clubes são a base principal da propagação dos esportes. As federações e confederações estão mais focadas nos atletas profissionais, de alto rendimento. Os clubes têm a visão de chegar à base, cooptar a criança e prepará-la”, comentou George Hilton. O ato de descentralização de recursos para a formação de atletas nos clubes selecionados no Edital nº 1 de Chamamentos Internos de Projetos (chamada pública) da CBC destinou ao Veleiros do Sul o valor de R$ 1.202.010,95.

A Comodoria do Veleiros do Sul liderada por Eduardo Ribas foi a anfitriã do evento. A cerimônia iniciou por volta das 20 horas no salão social do Clube. Na mesa das autoridades estavam presentes, além do ministro Hilton e do comodoro Ribas, o Diretor de Formação de Atletas da CBC, Fernando M. de Matos Cruz, o presidente da CBC, Jair Alfredo Pereira, os presidentes da Sogipa, Ricardo Schwarz e do Grêmio Náutico União Francisco, Miguel Schimidt, os deputados federais, Carlos Gomes e João Derly, e o deputado estadual Sérgio Peres.

O presidente Jair Pereira abriu a cerimônia e falou sobre o trabalho desenvolvido pela CBC a descentralização dos recursos para o esporte. O Comodoro Ribas foi o primeiro dos dirigentes de clubes a falar. Ele explicou a destinação da verba para o projeto esportivo olímpico e contou sobre a tradição do VDS na vela nacional. “Nosso projeto é para a formação de atletas das classes de base, intermediárias e olímpicas. Para isso, contamos agora com essa importante ajuda que nos permitirá a aquisição de materiais e equipamentos, barcos completos que atendam o propósito do projeto. Estamos adquirindo 25 barcos importados e com isso poderemos fornecer um equipamento novo e em igualdade com outros países. É um esporte que acaba tendo uma dificuldade de ampliação da base, por questões de custos”, explicou Ribas que também agradeceu ao comodoro Cícero Hartmann, presente no evento, por ter iniciado o convênio com a CBC.

O destaque da noite também foi o velejador Tiago Quevedo, 14 anos, bicampeão brasileiro de Optimist pelo VDS que falou em nome dos atletas. “Em nome dos velejadores do Veleiros do Sul gostaria de manifestar o nosso agradecimento ao Ministério dos Esportes e à Confederação Brasileira de Clubes por este apoio ao nosso esporte. Neste ano me tornei bicampeão brasileiro de Optimist, que é a classe base da vela de competição. O apoio do meu clube foi fundamental para essa conquista. Na força de clubes como o nosso está a formação de base e olímpica”, disse o jovem campeão da vela. A cerimônia foi encerrada com a entrega dos cheques simbólicos das verbas.

Foto: Ricardo Pedebos

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Semana de Vela de Ilhabela: na BRA-RGS, vencedor cruzou linha de chegada após 12h de regata

    Percurso de Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, de 55 milhas náuticas, foi marcado pela variação de vento; confira resultados gerais

    Lago Paranoá, palco do Brasília Boat Show, tem vila submersa e pequenas ilhas; conheça

    Fruto de um projeto arquitetônico, lago possui uma rica história e é ponto de lazer, pesca e esportes na região

    Marine Center atracará no Brasília Boat Show com produtos de primeira linha para barcos

    Considerada um dos maiores atacados náuticos do Brasil, empresa estará no salão que acontece de 14 a 18 de agosto no Lago Paranoá

    Raríssimas imagens flagram baleia azul amamentando filhote; assista

    Cenas também mostram cetáceos em outros momentos íntimos, que envolvem desde reprodução até ‘ida ao banheiro’

    Growdeck levará deques náuticos e acessórios à primeira edição do Brasília Boat Show

    Considerada uma das principais marcas de pisos náuticos no Brasil, empresa atracará no Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto