Incentivo

Por: Redação -
05/05/2015

O Veleiros do Sul foi o anfitrião em Porto Alegre do evento das assinaturas de convênios com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para projetos de formação de atletas no Rio Grande do Sul. O encontro realizado nesta quinta-feira (30) oficializou a liberação de recursos para os clubes Veleiros do Sul, Grêmio Náutico União e Sogipa e teve a presença do ministro do Esporte George Hilton que destacou a importância destas instituições para massificar a prática esportiva no país.

“O Ministério tem nesses parceiros as peças fundamentais para transformar o Brasil em uma grande potência esportiva. Os clubes são a base principal da propagação dos esportes. As federações e confederações estão mais focadas nos atletas profissionais, de alto rendimento. Os clubes têm a visão de chegar à base, cooptar a criança e prepará-la”, comentou George Hilton. O ato de descentralização de recursos para a formação de atletas nos clubes selecionados no Edital nº 1 de Chamamentos Internos de Projetos (chamada pública) da CBC destinou ao Veleiros do Sul o valor de R$ 1.202.010,95.

A Comodoria do Veleiros do Sul liderada por Eduardo Ribas foi a anfitriã do evento. A cerimônia iniciou por volta das 20 horas no salão social do Clube. Na mesa das autoridades estavam presentes, além do ministro Hilton e do comodoro Ribas, o Diretor de Formação de Atletas da CBC, Fernando M. de Matos Cruz, o presidente da CBC, Jair Alfredo Pereira, os presidentes da Sogipa, Ricardo Schwarz e do Grêmio Náutico União Francisco, Miguel Schimidt, os deputados federais, Carlos Gomes e João Derly, e o deputado estadual Sérgio Peres.

O presidente Jair Pereira abriu a cerimônia e falou sobre o trabalho desenvolvido pela CBC a descentralização dos recursos para o esporte. O Comodoro Ribas foi o primeiro dos dirigentes de clubes a falar. Ele explicou a destinação da verba para o projeto esportivo olímpico e contou sobre a tradição do VDS na vela nacional. “Nosso projeto é para a formação de atletas das classes de base, intermediárias e olímpicas. Para isso, contamos agora com essa importante ajuda que nos permitirá a aquisição de materiais e equipamentos, barcos completos que atendam o propósito do projeto. Estamos adquirindo 25 barcos importados e com isso poderemos fornecer um equipamento novo e em igualdade com outros países. É um esporte que acaba tendo uma dificuldade de ampliação da base, por questões de custos”, explicou Ribas que também agradeceu ao comodoro Cícero Hartmann, presente no evento, por ter iniciado o convênio com a CBC.

O destaque da noite também foi o velejador Tiago Quevedo, 14 anos, bicampeão brasileiro de Optimist pelo VDS que falou em nome dos atletas. “Em nome dos velejadores do Veleiros do Sul gostaria de manifestar o nosso agradecimento ao Ministério dos Esportes e à Confederação Brasileira de Clubes por este apoio ao nosso esporte. Neste ano me tornei bicampeão brasileiro de Optimist, que é a classe base da vela de competição. O apoio do meu clube foi fundamental para essa conquista. Na força de clubes como o nosso está a formação de base e olímpica”, disse o jovem campeão da vela. A cerimônia foi encerrada com a entrega dos cheques simbólicos das verbas.

Foto: Ricardo Pedebos

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível

    Ilha deserta há 30 anos ganha condomínio flutuante com contêineres

    Com soluções sustentáveis, local abriga cerca de 100 moradores na Dinamarca

    Evento com especialistas debateu regularização de marinas em São Sebastião

    Realizado em dezembro, encontro teve ainda autoridades e empresários do setor e foi promovido por Fórum Náutico Paulista e prefeitura

    Plastisfera: poluição plástica nos oceanos gerou novo ecossistema potencialmente perigoso

    Os impactos do biofilme gerado por bactérias em resíduos plásticos foi estudado na Antártica, um dos ambientes mais remotos do mundo