Itajaí em festa
Depois de Ilhabela, Florianópolis e Rio de Janeiro, chegou a vez de Itajaí, em Santa Catarina, realizar a sua Semana de Vela, que, apesar do nome, começou ontem e vai só até domingo. No total, 60 barcos, entre classes de oceano e monotipos, estão inscritos e foram para a água hoje, sábado, primeiro dia de disputas. Ontem, um coquetel de abertura reuniu todos os velejadores na mesma Vila da Regata que sediou a escala nacional da última Volvo Ocean Race e que, também sediará a próxima. “Criamos e organizamos este evento em apenas 45 dias e, mesmo assim, hoje temos aqui mais de 200 velejadores, de várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É, sem dúvida, um bom começo disse Claudio Copello, da Associação Náutica de Itajaí, que organiza a primeira Semana de Vela da cidade. “E online casino para o ano que vem, já temos até a data, também em junho, mês de aniversário da cidade”.
O projeto que é, a partir de agora, todos os anos Itajaí tenha a sua semana dedicada as competições a vela, esporte que vem tomando cada vez mais força na cidade. Para este primeiro evento, a cidade ofereceu uma série de vantagens para os velejadores, como inscrição gratuita, descontos em hospedagem e até ajuda de custo, em dinheiro, para velejadores de outras cidades trazerem seus barcos. “Nossa prioridade é o velejador”, diz Copello. “Queremos que, em Itajaí, ele se sinta valorizado e volte a velejar só pelo prazer”.
As regatas seguem até amanhã, apesar do tempo nublado e chuvoso na cidade.
Fotos: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses