Jet inspirado em arraias tem motor elétrico e propulsão a jato

A empresa norte-americana Tarform planeja lançar dois modelos da embarcação, com foco em alto desempenho

27/03/2023
Fotos: Divulgação

A empresa americana Tarform, que tem como forte as motos elétricas, acaba de apresentar um projeto de jet inspirado em arraias, uma das formas de vida mais inteligentes do oceano. Batizado de Tarform Raye, o modelo de moto aquática tem motor elétrico, propulsão a jato e foco em alto desempenho.

O design do Tarform Raye traz como inspiração o formato fluido da arraia manta, e segue a tendência das embarcações elétricas, que têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Veículos elétricos em geral estão em alta, principalmente, por serem menos poluentes. Aproveitando essa onda, a Tarform planeja lançar não apenas um, mas dois modelos do jet inspirado em arraias, apostando em um com mais e o outro com menos potência. Apesar dessa diferença, ambos terão propulsão a jato alimentada por um motor elétrico.


A opção com menor potência terá um motor de 52 kW (ou 70 hp) e bateria com autonomia para uma hora de navegação, enquanto a mais potente terá 89 kW (o equivalente a 120 hp) e bateria de duas horas.

 

Segundo a Tarform, o Raye pode atingir até 80 km/h. Já em relação à carroceria, a embarcação estará disponível em fibra de carbono reciclada ou no composto à base de plantas patenteado pela Tarform.

Design do jet Raye nasceu de moto elétrica

O design inovador do jet inspirado em arraias nasceu a partir da primeira motocicleta elétrica da marca, chamada de Tarform Luna. O modelo, de 2018, foi totalmente personalizado, feito à mão.

 

As semelhanças não param na aparência: a moto aquática terá alguns recursos da Luna, como atualizações remotas de software (“over-the-air”), sensores e até aprendizado de máquina, “para uma experiência mais integrada e conectada”, diz a fabricante.

Preço do jet inspirado em arraias

Quem quiser se aventurar nas águas com o jet inspirado em arraias terá que desembolsar US$ 68 mil, aproximadamente R$ 355 mil (valores convertidos em março de 2023). Esse é o valor estimado atualmente pela fabricante.

 

Vale ressaltar que, apesar de parecer promissor, o projeto ainda está em fase inicial. Não há confirmação de que o protótipo do jet inspirado em arraias entrará, de fato, em produção.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros

    Pelas redes sociais, Luke Hartley compartilha suas aventuras a bordo de uma 27 pés de 1976

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha

    Ventura atracará com lanchas, pontoons e jets na estreia do Brasília Boat Show

    Conhecido pela variedade de produtos, estaleiro mineiro estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto

    6 ótimos motivos para você visitar o Brasília Boat Show

    O maior evento náutico do Centro-Oeste acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Lago Paranoá