Lancha de 53 pés representa novo design adotado por estaleiro e preza por espaço livre

Por: Redação -
30/09/2021

O estaleiro Fjord está prestes a lançar seu maior e mais luxuoso barco já feito até agora: o Fjord 53 XL. Com 53 pés (16 metros), a embarcação foi descrita como “a fronteira final do passeio”, e promete velocidade máxima de 34 nós.

Para emergir em um mercado que já é rico em opções, os criadores da novidade decidiram explorar novos caminhos. Assim, o Fjord 53 XL seguirá uma linha completamente diferente do que o estaleiro estava acostumado até então, de acordo com os designers.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O novo barco foi projetado para longos dias no mar, e a preocupação inicial foi com o espaço livre. Por isso, o cockpit foi ampliado e a cozinha totalmente equipada. Houve uma preocupação especial com o posto de comando, que, agora, vem com três assentos e visa proporcionar maior senso de direção ao piloto.

fjord 53 xl

Há, ainda, um tender, que pode ser armazenado abaixo do cockpit. O local atrás do posto de comando foi o escolhido para abrigar duas cozinhas equipadas: uma de cada bordo da embarcação. Elas foram projetadas de forma que proporcionassem uma grande área de estar ao centro, com duas mesas para até 9 pessoas.

Leia também

» Schaefer 450 contará com abertura lateral, ampliando praça de popa. Confira o novo teaser

» Estaleiro italiano anuncia lançamento de seu maior modelo até agora: um trideck de 140 pés

» Empresa portuguesa lança catamarã que remete à casa-barco. Veja

Existe, também, a alternativa de instalar um assento em forma de U nesse espaço, com uma mesa que se rebaixa eletricamente para criar uma área de banho de sol mais à ré, acomodando o número máximo de 4 pessoas. Todo o cockpit é sombreado por um T-top, cujos montantes são integrados nas laterais, com o intuito de otimizar a estabilidade e liberdade de movimento no convés. Duas passarelas levam a um grande solário na proa.

Ainda no lado de fora, é possível notar a grande extensão das janelas no convés inferior, projetadas para permitir a maior quantidade de luz natural possível no Fjord 53 XL. O sistema de ancoragem fica completamente oculto no casco e pode ser estendido automaticamente.

fjord 53 xl

Quanto ao layout no interior da embarcação, o 53 pés ganhou um camarote extra — além do camarote do proprietário —, com mais de uma função: na versão padrão, ele é usado como um compartimento de organização, acessível a partir do cockpit e, na configuração alternativa, pode ser utilizado como um camarote extra, exclusivo para os hóspedes. Dessa forma, ele permite privacidade absoluta, tanto para o proprietário, quanto para os convidados. Possui armário, banheiro, janelas e uma TV.

No quesito desempenho, o Fjord 53 XL tem duas opções de motorização: a padrão, de 2 Volvo Penta IPS 700, com 550 hp cada, ou a opcional, de 2 Volvo Penta IPS 800, de 600 hp cada.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade