Lancha feita na maior impressora 3D do mundo é testada na água


Conhecida como UMain, a Universidade do Maine, nos Estados Unidos, estabeleceu um novo recorde mundial, registrado no Guinness. Usando a maior impressora 3D de polímero do mundo, uma equipe da universidade construiu o maior barco impresso em 3D. O feito, realizado em três dias, foi registrado em vídeo. Veja abaixo:
O barco, de 7,6 metros de comprimento (25 pés) e pouco mais de 2 toneladas, foi carinhosamente batizado de 3Dirigo (trocadilho para Dirigo, lema em latim do estado do Maine) e demorou 72 horas para ficar pronto, ao custo de US$ 40 mil. Após a impressão, foram realizados testes para simular o comportamento do Dirigo em mar aberto, numa bacia artificialmente criada chamada W2 Wave-Wind.
O momento foi um marco na história da Universidade de Maine, que segue na vanguarda de pesquisas e desenvolvimento de materiais de ponta para impressão 3D. “O trabalho deles, com o barco e a impressora 3D, tem um potencial impressionante de mudar a maneira como produzimos todo tipo de material, incluindo a fibra de madeira”, destacou o deputado Jared Golden, dos Democratas, representante da região do Maine no Congresso americano.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Flip Boat Club, especialista em compartilhamento de barcos, responde perguntas relacionadas a custos, cotas, localidades e reservas
Chegada do verão é marcada pelo aumento de banhistas no litoral paulista, que pode aumentar o risco de infecção nas águas
Jovens de 18 a 29 anos poderão concorrer à formação com cursos teórico e prático pagos pela prefeitura
Embarcação de 35 metros era considerada de luxo e exigia ao menos 20 remadores para navegar
Em seus quase 30 metros estão ambientes que fogem do padrão e uma motorização que pode chegar aos 2800 hp




