É dada a largada!

Por: Redação -
17/06/2015

A principal regata de Volta ao Mundo do planeta será decidida nos próximos dias. Os sete barcos da Volvo Ocean Race deixaram a francesa Lorient com destino a Gotemburgo, na Suécia, para um percurso de 960 milhas náuticas, o que equivale a 1 777 quilômetros. No meio do caminho, as equipes serão obrigadas a parar por 24 horas na cidade de Haia, na Holanda, uma ação inédita nos 42 anos de história do evento. A etapa de número nove definirá o vice-campeão e o terceiro colocado — o vencedor por antecipação é o Abu Dhabi Ocean Racing depois de mais de oito meses de competição.

O barco holandês Team Brunel está atualmente em segundo lugar com 27 pontos perdidos, seguido por Dongfeng Race Team, Mapfre e Team Alvimedica. Todos têm chance de pódio no final.

“Estamos brigando pelo pódio, acho que esse era o objetivo até o final da regata. Agora é fazer o que temos feito, tentar o máximo, ver se a sorte nos ajuda e no fim olhar como foi o resultado. É dar duro, correr para ver como fica, não dá para pensar muito, são quatro barcos disputando duas posições e nós temos que chegar à frente deles, então é fazer o nosso melhor para ver como termina essa regata”, disse o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, integrante do espanhol Mapfre.

Por causa da decisão, dificuldade do percurso e até o pit-stop, a etapa nove promete ser uma das mais complicadas do evento. “Sairemos de Haia para Gotemburgo com a mesma diferença de tempo que chegamos até à Holanda. Isso é bastante complicado, principalmente se levar em conta que é uma regata curta. Ou seja, em Haia praticamente se define muita coisa. São muitos canais, muitas pontas para se passar, portanto disputaremos praticamente uma regata in-port de dois dias e meio”, concluiu Bochecha.

O percurso terá 17 zonas de exclusão de tráfego de Lorient para Gotemburgo. Os barcos devem demorar até três dias para chegar em Haia e mais dois para Gotemburgo. O reinício na Holanda está previsto para sábado (20). Eles devem chegar na Suécia até a tarde da próxima segunda-feira (22).

Foto Ricardo Pinto / Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Procurando um terreno? Ilha intocada na Patagônia Chilena está à venda

    Local tem cerca de 445 km², mais de 80 lagos, a Cordilheira dos Andes de fundo e custa aproximadamente R$ 173,6 milhões

    1ª embarcação capaz de produzir seu próprio hidrogênio está prestes a finalizar volta ao mundo

    Boberto por 202 m² de painéis solares, barco percorreu quase 63.040 milhas náuticas apenas com energias renováveis

    Expedição realizada no Chile pode ter descoberto mais de 100 novas espécies marinhas

    Biólogos do Censo Marinho têm o objetivo de descobrir 100 mil novos seres do mar nos próximos 10 anos

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Embarcação militar de 71,6 metros é oriunda do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, selado entre Brasil e França