Praia de Santa Catarina terá ação de limpeza voluntária na próxima terça-feira

Por: Redação -
11/02/2022

A Praia da Atalaia e a Foz do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí (SC), serão alvo da próxima ação do projeto We Nature. Na próxima terça-feira (15), às 9h, voluntários deverão se reunir para retirar resíduos da orla e também da margem itajaiense do Rio. A ação é aberta à comunidade e o ponto de encontro será no Molhes do Atalaia.

“Os resíduos recolhidos, com o apoio dos voluntários, passam pelo processo de classificação e depois recebem o destino correto. Em 2021, as nossas ações de limpeza retiraram das praias e encostas 43 toneladas de lixo. Uma parte considerável destes resíduos foi transformada em matéria-prima para a fabricação de novos artigos para consumo, deixando de ir para aterros sanitários”, observa Eduardo do Rosário, gerente da Core Case, empresa canadense-brasileira com sede em Santa Catarina, que viabiliza a ação em parceria com a ONG Eco Local Brasil, de Barra Velha (SC), que disponibiliza todos os equipamentos e utensílios utilizados para a retirada dos resíduos.

“É recomendado que os voluntários usem roupas leves, calçados fechados e levem garrafa reutilizável para hidratação. Outra orientação é para que utilizem filtro solar e boné ou chapéu, para se protegerem do sol”, observa o coordenador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira.

A ação desta terça-feira também será apoiada pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS), equipe da Base de Remo e Preservação Marítima Ubaitaba e ESA – Escola de Surf do Atalaia. Ao longo do ano o projeto deve passar por outras praias do Sul do Brasil. O cronograma de ações é divulgado nas redes sociais da Core Case e da Ong Eco Local Brasil. Para participar das atividades de limpeza das praias, basta ir até o ponto de encontro no horário combinado.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Hotel oficial do Marina Itajaí Boat Show 2026 oferece condições especiais a visitantes e expositores

    Quem for ao salão náutico que acontece de 2 a 5 de julho terá vantagens ao se hospedar no Mercure Itajaí Navegantes. Saiba mais!

    Turismo cinematográfico em SP: confira cidades com atrativos náuticos que podem virar filme

    Dos 87 municípios que poderão ser cidades-locação para filmes até o final de 2026, 52 atraem olhares pelos atrativos náuticos

    Tradicional na China, festival do barco-dragão chega ao Brasil pela 1ª vez

    Dragon Boat Brasil acontecerá na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de junho. Saiba como participar!

    Victory Yachts entrega primeiras embarcações de sua linha de trabalho ao Governo do Paraná

    Modelos de 30 pés, que inauguram a linha Victory Work, compuseram o maior pacote de investimentos da história da segurança pública do estado

    Veleiro será rebocado da Bahia até São Paulo para participar da Semana de Vela de Ilhabela

    Travessia terrestre levará cerca de dois dias e reunirá quatro velejadores baianos. Competição acontecerá de 24 de julho a 1º de agosto