Praia de Santa Catarina terá ação de limpeza voluntária na próxima terça-feira


A Praia da Atalaia e a Foz do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí (SC), serão alvo da próxima ação do projeto We Nature. Na próxima terça-feira (15), às 9h, voluntários deverão se reunir para retirar resíduos da orla e também da margem itajaiense do Rio. A ação é aberta à comunidade e o ponto de encontro será no Molhes do Atalaia.
“Os resíduos recolhidos, com o apoio dos voluntários, passam pelo processo de classificação e depois recebem o destino correto. Em 2021, as nossas ações de limpeza retiraram das praias e encostas 43 toneladas de lixo. Uma parte considerável destes resíduos foi transformada em matéria-prima para a fabricação de novos artigos para consumo, deixando de ir para aterros sanitários”, observa Eduardo do Rosário, gerente da Core Case, empresa canadense-brasileira com sede em Santa Catarina, que viabiliza a ação em parceria com a ONG Eco Local Brasil, de Barra Velha (SC), que disponibiliza todos os equipamentos e utensílios utilizados para a retirada dos resíduos.

“É recomendado que os voluntários usem roupas leves, calçados fechados e levem garrafa reutilizável para hidratação. Outra orientação é para que utilizem filtro solar e boné ou chapéu, para se protegerem do sol”, observa o coordenador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira.
A ação desta terça-feira também será apoiada pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS), equipe da Base de Remo e Preservação Marítima Ubaitaba e ESA – Escola de Surf do Atalaia. Ao longo do ano o projeto deve passar por outras praias do Sul do Brasil. O cronograma de ações é divulgado nas redes sociais da Core Case e da Ong Eco Local Brasil. Para participar das atividades de limpeza das praias, basta ir até o ponto de encontro no horário combinado.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Seleção considera praticidade ideal para ambientes a bordo, onde espaço, segurança, armazenamento e facilidade no preparo fazem a diferença
Do pioneirismo de Reinaldo Conrad às travessias de Amyr e Tamara Klink, confira documentários nacionais que retratam aventuras e personagens marcantes
Percurso que soma cerca 2.365 praias quer ampliar a permanência dos turistas e impulsionar economia dos municípios
Segundo Guilherme Kodja, consultor técnico do Grupo Náutica, ventos fortes de noroeste já exigem atenção, mas o principal perigo para quem navega deve vir com a atuação de um anticiclone pós-frontal
Modelo reconstrói, com base em décadas de dados, o comportamento dos oceanos e sua influência sobre o clima global. Assista!




