Maior catamarã a vela do mundo também será museu de arte itinerante

03/01/2022

Milionário amante das artes — entre outras ações, é administrador do Museu do Louvre, de Paris, e foi presidente do Conselho de Administração Escola Nacional Superior de Belas Artes — o francês Frédéric Jousset, de 51 anos, criou em 2019 uma fundação, a Art Explorer, destinada a reduzir a divisão cultural entre os povos e levar obras de arte para públicos novos, grandes e diversos.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Para isso, pensou, nada melhor que um museu flutuante, sobre o qual poderia realizar uma exposição itinerante pelos quatro cantos do mundo. Nasceu assim a ideia da construção de um catamarã a vela — embarcação que, movida pelo vento, atende a outra exigência do mecenas: a de navegar em harmonia com o meio ambiente.

Com 46,5 metros de comprimento (quase 153 pés), esse museu itinerante, batizado apropriadamente de ArtExplorer — está sendo construído na Itália para ser entregue apenas em 2023. O design de interior leva a assinatura de Guillaume Verdier e arquitetura exterior, de Axel de Beaufort, que planeja fazer da embarcação um projeto original, de grande criatividade, para surpreender as pessoas, tanto quanto uma obra de arte moderna.

Além de um museu único, o ArtExplorer será o maior catamarã a vela do mundo, com capacidade para receber 2.000 visitantes por dia. “O maior desafio foi harmonizar os espaços modulares com o design geral, para uma experiência a bordo que seria semelhante à visita a uma galeria de arte”, conta Beaufort.

Junto com uma instalação digital e interativa única do artista Neïl Beloufa, o projeto será apresentado pela primeira vez ao público no pavilhão francês da Expo Mundial de Dubai, que acontece de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.

Em um vídeo apresentado à imprensa, a organização explicou que o catamarã sediará vários projetos artísticos a bordo, que não serão os mesmos a cada vez, e os visitantes também terão a chance de participar de festivais culturais em cada porto onde o museu-iate parar. Uma ideia original de um milionário muito ousado.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para não perder vídeos exclusivos

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público