Maior regata de de água doce da América do Sul bate recorde e define campeões no Sul
Foram definidos, no último fim de semana, os campeões do Circuito Tecon, série de três regatas contabilizando a maior em água doce da América do Sul, realizada entre Porto Alegre e Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A competição, com organização do Rio Grande Yacht Clube, contou com o recorde de 53 barcos, 272 tripulantes e contabilizou pontos para o ranking da Copa Brasil que contabilizará os melhores barcos do ano da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
A primeira perna da competição foi a mais longa com cerca de 120 milhas entre Porto Alegre e Pelotas com 38 barcos largando na noite de sexta-feira, dia 29 de março, completando o percurso em pouco mais de 16 horas passando pelo Rio Guaíba e a Lagos dos Patos. A segunda perna, com 35 milhas, foi entre Pelotas e Rio Grande e a última com distância similar, foi em mar aberto passando pela praia do Cassino. O evento foi distribuído com 24 barcos na categoria IRC e os demais nas categorias RGS e Cruzeiro.
Na IRC, a principal categoria de Veleiros de Oceano no estado, o título ficou com o barco San Chico 3 do comandante Francisco Freitas. Foram duas vitórias nas duas primeiras regatas e um sexto lugar na última. O segundo lugar ficou com o barco Spin em um modelo Delta 32 e o terceiro lugar o barco Cest La Vie. A IRC teve três subdivisões. Na A o San Chico 3 foi o melhor, na B o Spin e na C o barco Pirata que ficou em 14º no geral.
O evento contou com barcos e velejadores de velejadores de Porto Alegre, Tapes, Pelotas, São Lourenço do Sul e Rio Grande.
LEIA TAMBÉM
>> Inace participará da 22ª edição do Rio Boat Show
>> Intermarine registra princípio de incêndio em estaleiro
>> Estaleiro italiano cria nova linha de superiates em parceria com empresa inglesa
“Foi uma bela navegada e estamos muito felizes com a vitória. É recompensador trazer as conquistas ao Clube dos Jangadeiros e ver que nossos esforços para isso valeram a pena. Esperamos que esta vitória também inspire nossos jovens a participar de competições tão legais quanto esta”, afirma Francisco Freitas, comandante do barco San Chico 3.
“Estamos muito contentes com nosso resultado. O Circuito Tecon desafia a habilitade de todos a bordo, não é nada fácil velejar na Lagoa dos Patos, devido ao grande número de bancos de areia e redes de pesca. Com isso, parabenizo a tripulação pelo seu desempenho. Fiquei muito feliz em retornar a correr esse Circuito com meu barco após 20 anos, agora comandando o Spin. Foi um ótimo evento”, disse o comandante do Spin, Kadu , natural de Porto Alegre, que morou no exterior no fim da década de 90, vendeu o barco e há cinco anos comprou um novo o transformando em modelo Delta 32 de competição para voltar a disputar eventos.
Luiz Eduardo Sokolnik, o Alemão, comandante do veleiro Pirata e natural de Rio Grande, comemorou o resultado e o crescimento da modalidade na cidade: “A vela em Rio Grande passa por um momento maravilhoso, muitos barcos na raia, melhores equopamentos, tripulações se preparando melhor para as competições, acredito que 2019 será um ano muito bom para o estado do Rio Grande do Sul na vela e o Circuito Tecon bateu o recorde do estado do Circuito Heineken que na década de 90 que teve pouco mais de 30 barcos. Estamos esperando pelo próximo”.
“O RGYC através de sua Comodoria expressa a imensa satisfação e o mais profundo agradecimento aos participantes do Circuito Tecon de Vela Oceânica 2019. O esforço para realizar um evento em que valesse a pena foi amplamente recompensado. Foram dias de alegria, de opções, de tensão, de t écnica, de exercício físico e mental e serão muitas e muitas histórias e estórias desde a decisão de vir, até o retorno de cada um ao seu Clube de origem. Um Circuito disputado sob variadas condições climáticas, em percursos com pontos extremamente perigosos que transcorreu no mais elevado clima de integração, camaradagem e espírito esportivo. Acreditamos que juntos podemos fazer eventos de vela cada vez mais representativos como o que vocês proporcionaram e garantir aos nossos Clubes a referência de vida e esporte para as gerações que nos seguem”, declarou Paulo Gonçalves, comodoro do Rio Grande Yacht Club.
Resultados Circuito Tecon
Resultado Geral – IRC
1 SAN CHICO 3 – SOTO 415
2 SPIN – DELTA 32
3 CEST LA VIE – FAST 330
4 KAMIKAZE – SKIPPER 30
5 MANDINGA – NEO 25
6 STAND BY ME – ILC 25
7 CRIOLLO – MULTIMAR 32
8 PELAYO – SKIPPER 30
9 CAULIMARAN – NEO 25
10 OPTIMYSTIC MALBEC 28
11 TIRANO – DELTA 32
12 STERNA – MULTIMAR 32
13 GAIVOTA -TON HOLLAND 34
14 PIRATA – DELTA 21
15 TRAVESSO – SKIPPER 30
16 LIBERDADE – NEO 25
17 EASY RIDER – ARUBA 28
18 CAVALO LOKO – SKIPPER 30
19 AQUARELA X – MASTRACCHIO 285
20 VICTORIA – SKIPPER 21
21 AIYRA – VB 360
22 NAVILEGA – DELTA 32
23 XILIKY – ATITUDE 29
24 PELICAN – DELTA 32
RGS
1 SURFER III
2 TANICTS
3 TUAREG 4
Cruzeiro
1 MANÁ CDJ – JEANNEAU 439
2 ANGELA II VDS – BENETEAU 50
3 URUGUAIANA 3 CDJ – DELTA 41
4 JUSTA CAUSA VSG – DELTA 41
5 STROMBOLI CDJ – SKIPPER 30
6 ALMADIA CDJ – DELTA 36
7 CONGERE VDS – FRERS 77
8 DESAFIO 32 ICG – DELTA 32
9 TALASSA CDJ – DELTA 36
10 ALSTER VDS 38
11 CAPO ROSSO CDJ – LONGARELLA 37
12 THOR CDJ – CAT 43
13 BRUTUS RGYC – DELTA 36
14 LONGITUDE CDJ – DELTA 36
15 DON RAFA RGYC – DELTA 32
16 CATAVENTO ICP – DELTA 32
17 VIKYNG CDJ – MULLER 315
18 MOZZANICA RGYC – DELTA 36
19 MALACARA – RGYC
20 TOLERANCIA ZERO VSG – SKIPPER 21
21 ARGUS VDS 29
22 MARAGATO VDS – FRERS 36
23 DJALI III RGYC – CLASSICO 36
24 FÊLELÊ RGYC – CAL 9.2
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atividade aconteceu na área da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí; amostras estão sendo analisadas para verificar possível vazamento radioativo
Com visual moderno, cabine sofisticada e acabamento superior, a lancha dá o seu maior espetáculo navegando
Primeira edição do salão náutico acontecerá de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, com mais de 30 barcos em exposição
Embarcação carrega currículo de peso, tendo atuado na 2ª Guerra Mundial ao lado da Marinha dos EUA e da Frota Asiática
Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva