Mais de 30 velejadores são esperados no Yacht Club Paulista para o Sudeste Brasileiro de Laser

Por: Redação -
10/10/2017
Foto: Douglas Moreira

Os velejadores da classe Laser vão aproveitar o fim de semana prolongado pelo feriado de Nossa Senhora de Aparecida para disputar o Campeonato Sudeste Brasileiro, de 12 a 15 de outubro, na Represa Guarapiranga. Organizada pelo Yacht Club Paulista (YCP), a competição deve levar mais de 30 velejadores de São Paulo, Santos e Ilhabela à Guarapiranga, incluindo-se a maioria dos clubes do em torno da represa.

O programa prevê oito regatas, com duas largadas por dia a partir das 13h. Em abril, o YCP recebeu o inédito Sudeste Brasileiro de Snipe com a participação de 35 tripulações. Desde que lançou a Copa YCP, atual Copa Paulista, no início de 2015, o clube vem resgatando a cultura náutica paulistana na Guarapiranga, com dezenas de embarcações na raia, principalmente das classes Laser e Snipe, a cada regata.

O diretor de Vela do YCP, Alonso Lopez, destaca a importância do evento para o clube. “É uma honra sediar um campeonato regional de uma classe tão importante para o Brasil como a Laser, consagrada no País pelas medalhas olímpicas de Robert Scheidt, orgulho para nós. Receberemos grandes velejadores e teremos um campeonato de altíssimo nível técnico”, prevê Lopez, também velejador de Snipe.

Além dos atletas da nova geração, a Guarapiranga contará com o talento dos mais experientes e responsáveis pela evolução da vela no País, como por exemplo, Manfred Kaufmann, representante brasileiro da classe Laser no World Master Games da Nova Zelândia, em abril. “O YCP está se aprimorando em organizar grandes eventos e a classe Laser está precisando de um incentivo como este”, afirma Kaufmann, o Fips.

Acostumado a competir também na classe HPE 25 em Ilhabela, Fips idealizou recentemente o grupo Vela Máster Brasil, dedicado aos interesses dos velejadores veteranos. E já observa a receptividade dos colegas. “Um campeonato regional é sempre muito importante para a classe e categoria máster terá com certeza um número expressivo de inscrições. Só precisamos ser mais racionais com o calendário”, recomenda Fips. Neste mesmo fim de semana, será realizada a Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro.

Fips ainda vê com otimismo o atual momento da vela paulistana, buscando resgatar as flotilhas com dezenas de embarcações, a exemplo dos anos 1970 e 80 na Guarapiranga. “O YCP está dando continuidade ao trabalho sério iniciado pelo ex-diretor de Vela, Beto Hackerott, e agora temos a perspectiva de que a Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo) com a nova diretoria, também começará a se mobilizar em favor do esporte e dos velejadores”, deseja o experiente Fips.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar