Marina Legal


A Associação Náutica Catarinense para o Brasil – Acatmar – vem promovendo o programa Marina Legal – único do gênero no país, segundo os organizadores. O projeto visa auxiliar os dirigentes de marinas, iate clubes e outras estruturas náuticas do gênero a obter licenças ambientais e suporte jurídico para os seus empreendimentos, além de contar com o suporte de um grupo de empresas especializadas coordenadas pela Acatmar. As certificações garantem segurança jurídica para investimento em melhorias nas estruturas náuticas e desenvolvimento no setor.
De acordo com o presidente da Acatmar, Leandro “Mané” Ferrari, o projeto é de grande importância, principalmente, para as marinas de menor porte, que têm mais dificuldades de obter as regularizações pelos altos custos e burocracia necessários, e sem as licenças fica difícil obter financiamentos para que possam aprimorar suas estruturas. O custo de contratação desse suporte ambiental e jurídico (que inclui os estudos ambientais e todos os trâmites necessários para o licenciamento) por meio de profissionais terceirizados é cerca de 20% do que o empresário gastaria se contratasse os serviços isoladamente. Além disso, algumas opções de linhas de crédito para facilitar a obtenção dos recursos para o processo estão sendo estudadas pela Acatmar.
Oito marinas já foram legalizadas em Florianópolis na primeira edição do Marina Legal, e a previsão é iniciar a certificação de pelo menos mais sete marinas em Santa Catarina ainda este ano. A associação pretende, ainda, expandir o projeto para todo o país e, neste mês, irá se reunir com representantes do segmento do Paraná e Rio Grande do Sul para discutir a implantação do modelo de negócios Marina Legal em toda a região. As inscrições para empresas associadas e outras interessadas já estão abertas e informações podem ser obtidas pelo email [email protected] ou pelo site da Acatmar.
Foto: Fotolia
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade