Marina Week discutirá o futuro do oceano e seu impacto na sociedade

Por: Redação -
24/05/2022

A edição deste ano do conceituado evento sobre o mar – Marina Week – reunirá um variado público para debater questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura oceânica, e terá atividades com ONGs, escolas, esportistas, além de filmes nacionais e estrangeiros. O objetivo é destacar a relevância que o mar tem na vida das pessoas, seja sob o viés da preservação ambiental, potenciais econômicos e geração de emprego ou da educação da sociedade sobre a influência que ela tem sobre o oceano de forma global.

O evento é realizado pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

A semana do mar de São Paulo, como também é conhecido este evento totalmente gratuito, foi planejada para possibilitar o encontro de ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas e todos os amantes do mar, mas também é direcionada ao público em geral.

A 3ª edição do Marina Week foi pensada em linha com os objetivos definidos na Assembleia Geral das Nações Unidas, que nomeou o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, reforçando a importância da gestão consciente e sustentável do oceano. Lembrando que 71% do planeta Terra é coberto por água, estima-se, segundo a própria ONU, que cerca de 3 bilhões de pessoas dependam da biodiversidade costeira e marinha para suas necessidades básicas.

O evento tem programação que envolve tanto seminários sobre temas que impactam a vida oceânica, quanto atividades lúdicas para crianças e adultos, ao longo de todo o dia.

Seminários (de 1 a 3 de junho) | O Marina Week contará com três seminários que também serão transmitidos por streaming. No dia 1º, a atração será o Seminário Cultura Oceânica nas Escolas, que busca compreender como o oceano e as nossas vidas se relacionam e o desafio que isso representa para a sociedade. O evento acontece das 9h30 às 18h e conta com três mesas de debates. Após as discussões, os participantes irão elaborar uma mensagem direcionada aos demais educadores brasileiros.

No segundo dia, das 9h30 às 18h, o Seminário Economia Azul e Empreendedorismo irá promover o debate sobre o uso do oceano e seus recursos e as oportunidades para a promoção da economia sustentável do mar, com foco nos empreendedores de pequeno e médio porte. Serão três mesas de debate, além de um showcase de inovação e empreendedorismo.

O dia 3 de junho contará com o Seminário Futuro do Oceano. Das 9h30 às 17h, serão duas mesas de debate no período da manhã que irão explorar dois temas centrais para o planeta: a preservação da biodiversidade marinha, com a adoção de práticas de pesca sustentáveis, e a grave questão do lixo no mar, colocando em perspectiva ações e iniciativas que podem mitigar o problema nos próximos anos. No período da tarde o Seminário abordará o “Compromisso para o Futuro do Oceano”, resultado de um trabalho colaborativo de diferentes organizações nacionais e representações internacionais com vistas a criar uma grande Aliança para o Futuro do Oceano para construção conjunta de uma agenda convergente, estruturante e estratégica para a promoção do oceano. Os signatários do compromisso terão a oportunidade de fazer declarações e compartilhar suas visões e suas ações em prol do oceano.(Para assistir ao seminário, é necessária a inscrição prévia no site www.marinaweek.com.br)

Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano (3 de junho) | Para finalizar o terceiro dia de Seminários, será realizado, entre as 17h30 e as 18h do dia 3 de junho, o lançamento do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano, que irá reconhecer mulheres inspiradoras e jovens promissoras no campo das Ciências do Mar.

Mostra Internacional de Cinema do Mar (2 e 3 de junho) | Para divulgar e difundir a produção cinematográfica com o tema do oceano será realizada na Marina Week 2022 a I CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar. Serão exibidos filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour – mostra surgida na Austrália, em 2015, e reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar. Essa é a primeira vez que o festival, já na 9ª edição, chega ao Brasil. Outras regiões de exibição são na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha e China.

Encontro de documentaristas (4 de junho) | No quarto dia da Marina Week acontece o encontro de documentaristas, das 14h às 18h, com a participação dos maiores documentaristas do tema oceano no País, oportunidade única para os amantes de foto e vídeo entrarem em contato com os melhores profissionais do gênero. Este encontro, será transmitido por streaming.

Painéis temáticos (4 e 5 de junho) | Para abordar diferentes formas de interação e vivência do ser humano com o mar, nos dias 4 (sábado) e 5 de junho (domingo), o evento contará com painéis temáticos sobre mergulho, vela, náutica e surf, aproximando a sociedade e os participantes de práticas esportivas ou recreativas no mar e evidenciando seus aspectos lúdicos, artísticos e históricos. Para cada uma dessas áreas haverá uma programação de 1h30 cada, em que temas específicos serão tratados com a participação de três a cinco convidados.

Cais do Porto | Durante todos os dias da Marina Week, das 10h às 20h, os participantes terão acesso ao Cais do Porto, um espaço de múltiplas atividades práticas e sensoriais que serão o porto de partida da semana. O espaço contará com exibição de profissionais e instituições de relevância para o tema oceano e um lounge para convidados e parceiros da iniciativa. O Cais do Porto contará ainda com sessões audiovisuais Série “Mar Brasil” comentadas por especialistas.

A Marina Week ocorrerá entre os dias 1 e 5 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Interessados em fazer parte deste grande momento, podem acompanhar a programação no site www.marinaweek.com.br. É necessária a inscrição prévia apenas para os seminários, que também serão transmitidos por streaming. Para as demais atividades, basta comparecer.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços

    Expedição ao naufrágio conta com dois robôs ultra tecnológicos, que farão imagens e mapeamentos 3D no fundo do oceano

    Brasília Boat Show terá presença da NX Boats com lancha de luxo assinada pela Pininfarina

    Modelo estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto; ingressos para o salão já estão disponíveis

    Lancha resistente a fuzil é o novo reforço da Polícia Militar do Paraná; conheça o barco

    Embarcação militar Aruanã 29-CM-P atuará junto à Patrulha Costeira no combate à criminalidade e segurança de 39 comunidades

    Rei e cerveja: conheça a pequena ilha que tem ‘monarca’ próprio e pub centenário

    Pertencente à Inglaterra, Ilha de Piel é habitada há pelo menos 3 mil anos e conta com um antigo castelo

    Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?

    Em decisão polêmica, Comite Olímpico escolheu outro país para sediar todas as baterias do esporte; entenda