Marinha do Brasil divulga balanço nacional da campanha Travessia Segura

Por: Redação -
28/02/2018
Foto: Fotolia

Entre os dias 15 e 31 de janeiro, a Marinha do Brasil (MB) realizou a campanha nacional “Travessia Segura”, uma iniciativa que ocorreu dentro da Operação Verão 2017/2018 e teve como foco as embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico, que têm seu fluxo intensificado neste período do ano.  A ação destinou-se a conscientizar os condutores e usuários dessa atividade para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação. Ao longo da campanha, a MB inspecionou, nos seus nove Distritos Navais, um total de 7.323 embarcações, das quais 601 sofreram autos de infração.

O descumprimento de regras como a ausência de documentos obrigatórios da embarcação, da tripulação e dos condutores esteve entre as infrações mais comuns constatadas durantes as inspeções. Os Agentes da MB também realizaram visitas nos principais terminais de embarque e desembarque de passageiros do País, onde foram observadas, em sua maioria, deficiências relacionadas aos aspectos estruturais das instalações.

Dados da DPC apontam que existem hoje 53.700 embarcações de transporte de passageiros que realizam travessias e turismo náutico em todo território nacional. Apenas no ano passando, cerca de 1.800 novas embarcações dessa categoria foram inscritas nas 63 Capitanias, Delegacias e Agências das Capitanias dos Portos. Esse número fez com que a Marinha do Brasil idealizasse a campanha “Travessia Segura”, em uma ação conjunta com a sociedade, aquaviários e proprietários de embarcação, especialmente para conscientizar a população de que a segurança em nossos mares, rios e lagos é uma responsabilidade de todos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público