Morre criador de uma das lojas náuticas mais antigas do Brasil

Por: Redação -
07/08/2017
Foto: Reprodução/Facebook

O mercado náutico perdeu um de seus grandes nomes neste fim de semana. Morreu Rudi Schultz, um dos criadores da Sul Náutica, uma das lojas mais antigas do segmento no Brasil e a primeira do Rio Grande do Sul.

Rudi, que fundou a loja ao lado de dois amigos do Clube Jangadeiros, Waldemar Bier e Roberto Portugal (já falecido e, assim como Rudi, velejador da classe Snipe), tocava o negócio com a ajuda da família.

Ele foi pioneiro no setor em uma época em que a náutica brasileira em geral ainda engatinhava e o país vivia os duros tempos do regime militar, com a economia travada às importações de equipamentos e sem nenhuma opção na indústria nacional. Navegar era, acima de tudo, um exercício de improvisos e contorcionismos.

Naquela época, a maior parte dos barcos ainda era de madeira e, para solucionar os problemas, era preciso bastante criatividade. Até coisas hoje banais, como aço inox e fibra de vidro, eram dificílimas de achar. Só mesmo os apaixonados pela arte de navegar faziam a coisa, mais ou menos, funcionar. E foi o que Rudi fez!

Fundada em 1975, a Sul Náutica tem 42 anos de história no mercado e foi fundada pelos três amigos com a ajuda de outros companheiros de clube, com o objetivo de ajudar e incentivar os gaúchos a navegar.

O Grupo Náutica expressa sinceros sentimentos à família Schultz.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pesquisa usa poemas antigos para apontar queda de golfinhos no Rio Yangtze

    Estudo analisou 724 poemas chineses escritos ao longo de 1.400 anos para mapear distribuição histórica da toninha-sem-barbatana do Yangtze

    Como são feitas as lanchas Focker? NÁUTICA mostra a nova fábrica da Fibrafort

    Neste episódio do "Criadores de Sonhos", Marcio Dottori desvenda as modernas instalações do estaleiro catarinense

    Teste jet elétrico Ventura Orca: emoção 10, emissão zero

    Primeiro jet elétrico do mundo tem torque instantâneo, é rápido, silencioso e deixa apenas água limpa para trás

    Reviravolta: camadas de gelo voltam a crescer na Antártica

    Segundo estudo, estruturas cresceram de maneira anormal, embora recuperação não seja definitiva

    Redemoinho gigante no Mar Báltico avistado do espaço tem motivo revelado

    Registrado em 2018 por satélite, cientistas descobriram que o fenômeno está ligado às árvores; entenda