Movidos pelo sol

12/01/2016

A Equipe Solar Brasil, formada por alunos de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que atua no projeto e construção de embarcações movidas a energia solar para participar de ralis de eficiência energética, no Brasil e no exterior, já tem três eventos confirmados para 2016. Como premiação pela vitória na competição nacional, a ESB ganhou o direito de ser a única a representar o Brasil no Desafio Internacional Sampe 2016, que será realizado em maio, na Califórnia. O grupo da UFRJ irá fabricar sua viga utilizando prepeg de fibra de carbono, material de última geração do segmento de composites.

Além disto, participarão, também, do Dutch Solar Challenge, principal foco da equipe, que acontecerá em julho na Holanda. Além de universidades, empresas também participam do evento, como é o caso da Claffis e da Delft. A competição serve como um laboratório para essas empresas, uma vez que a energia fotovoltaica possui relevância muito maior no mercado europeu, principalmente no setor náutico. Na edição deste ano do Desafio Solar Brasil, que será realizada em Búzios, a ESB levará 2 protótipos, ambos com tecnologias de ponta. Na condição de equipe referência nacional, a expectativa para essa competição é sustentar a posição da última edição e colocar a prova novas técnicas.

Um dos principais objetivos da ESB é incentivar a adoção de tecnologias que envolvem esse tipo de fonte energética, desde simples sistema de iluminação até a motorização completa das embarcações. No ano de 2014, por exemplo, o protótipo eSB-1, que participou da principal competição de barcos solares da Europa, contou com um tipo de tecnologia pioneira no país, desenvolvida exclusivamente pela equipe. O protótipo contou com um sistema de sustentação hidrodinâmica, no qual o ar é injetado dinamicamente embaixo embarcação, formando um “colchão de ar”, o que aumenta o desempenho da embarcação a partir da velocidade estabelecida no projeto. No mesmo ano, a ESB desenvolveu um sistema fotovoltaico para uma empresa (Ecobalsas) que realiza transporte de passageiros na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Barcos com motores a gasolina foram substituídos por embarcações movidas totalmente por energia fotovoltaica, sem perda de desempenho.

Em 2015, a Solar Brasil participou da primeira vez do Desafio Acadêmico Sampe, competição que é destinada a proporcionar aos alunos uma experiência real com projeto e fabricação de estruturas em material composto. Conhecido como “desafio da ponte”, os alunos selecionam o tipo de material (fibra de carbono, aramida, vidro ou natural) e perfil da viga a ser construída, projetando-a para suportar 4000 kg. A ESB obteve um excelente resultado, sendo a campeã do Desafio e ficando à frente de universidades como Unicamp e ITA.

Também em 2015, a ESB investiu na preparação para o Desafio Solar Brasil, rali nacional de barcos solares, que aconteceu no mês de novembro em Búzios – RJ. Com o catamarã eSB-Minerva, a equipe ficou cerca de 35 minutos à frente do segundo colocado. Esse resultado foi proveniente das tecnologias utilizadas no protótipo e da robustez do projeto desenvolvido pelos alunos. Além do tempo excelente, a equipe ganhou o prêmio de embarcação mais bonita da competição.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição

    Max Verstappen recebe iate avaliado em mais de R$ 70 milhões na Itália

    Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto

    Megaiate grego O'Madeleine tem deque com cinema e beach club com spa

    Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado

    Navegar para descobrir: oportunidades para o turismo náutico no Brasil

    Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área

    2ª etapa da SailGP: Brasil garante melhor posição em uma regata desde estreia na competição

    Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland