Mundial de S40

Por: Redação -
07/04/2015

Considerada por muitos como uma das melhores do Brasil, a raia de Jurerê recebe, entre os dias 12 e 16 de abril, o campeonato mundial de veleiros da classe S40. O evento será o primeiro mundial disputado na história do Iate Clube de Santa Catarina e a expectativa para a competição é enorme.

A classe reúne velejadores que somam quinze medalhas olímpicas e mais de 20 títulos mundiais. Um deles é o brasileiro Torben Grael, comandante do veleiro Magia V/Energisa, medalhista olímpico por cinco vezes, campeão da edição 2008/2009 da Volvo Ocean Race comandando a equipe do sueco Ericsson 4 e um dos maiores velejadores da história do Brasil.

O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, como é chamado este Mundial, é o terceiro a ser realizado pela Classe e o primeiro no Brasil. Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni. O Brasil será representado por Pajero, Magia, Crioula, Carioca 04 e o Carioca 25.

“A oportunidade de realizarmos o campeonato mundial de S40 é algo excepcional. Além de ser inédito em nosso clube, temos a oportunidade de assistir as disputas com as maiores feras da vela, velejadores com títulos olímpicos e mundiais. Também nos orgulha o fato da classe S40 ter escolhido o ICSC e a raia de Jurerê como sede e local para a realização do Mundial, estamos trabalhando para que o campeonato seja um absoluto sucesso.

Serão dez regatas de Barla-Sota na raia de Jurerê para definir o grande campeão do evento, sendo que não haverá descarte de pior resultado. Outro fato importante é que todas as equipes competem em condições iguais, uma vez que a classe segue o conceito one design, com todos os veleiros sendo idênticos quanto a peso, tamanho e área velica.

A competição, que começa para valer no domingo,12, já está movimentando a Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, já que os veleiros começaram a chegar à Florianópolis há alguns dias.

A partir desta quarta-feira, 7, até o dia 11, sábado, acontece o registro e vistoria das embarcações. Ainda no sábado, a organização promove o treino livre, já na raia de Jurerê e partir de domingo, 12, a competição começa para valer com duas regatas programadas por dia.

Foto: Mathias Capizzano / Mitsubishi

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda

    Vila flutuante nas Maldivas promete ser o mais novo "point" dos milionários

    Projeto da rede de hotéis de luxo Soneva traz uma série de comodidades luxuosas com diárias a partir de R$ 25,6 mil

    São Paulo inaugura estruturas náuticas de uso público para alavancar turismo

    Municípios de Pereira Barreto, Três Fronteiras e Rubinéia deram início à primeira fase do Programa de Turismo Náutico

    Nada de bingo! Aos 81 anos, velejadora aposentada bate recordes navegando sozinha

    Mesmo aposentada, Jeanne Socrates já realizou voltas ao mundo num veleiro, e totalmente solitária