Mutirão de limpeza

Por: Redação -
05/04/2016

No último sábado, 2, foi realizada a 5ª edição do Juntos pelo Rio, o mutirão de limpeza anual que movimenta a comunidade nos municípios de Itajaí e Navegantes pela preservação do rio Itajaí. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e tornou-se um dos principais eventos de mobilização social, no município de Itajaí, além de se unir à campanha contra o mosquito Aedes Aegypti pela segunda vez consecutiva. Enquanto parte dos voluntários atua na coleta de resíduos, integrantes do Grupo de Escoteiros e da Secretaria Municipal de Saúde vão atuar em uma “blitz” educativa.

O mutirão da limpeza foi realizado pelo Rio Itajaí e na Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda) e em terra, em frente a Associação Náutica de Itajaí e Molhe de Itajaí, desde às 8h da manhã, quando os voluntários começaram a se concentrar na Marina de Itajaí e, após a formação de equipes, seguiram para os postos indicados. Os voluntários embarcados, foram monitorados pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos, Policia Ambiental e Bombeiros. As embarcações fizeram a limpeza nos locais mapeados, distribuídos aos pilotos dos barcos voluntários, e destinaram os sacos com resíduos coletados às plataformas de apoio.

O Cepsul e a Navegação Santa Catarina, prestaram apoio por água disponibilizando o navio de pesquisa Soloncy Moura e um Ferry Boat (balsa), que serviram como plataforma para concentração do material, onde um grupo da Cooperativa de Reciclagem fez a segregação dos resíduos junto com os voluntários. O material coletado foi destinado às cooperativas licenciadas, de ambas as cidades, que são parceiras do evento.

A ação é um legado da Volvo Ocean Race, quando Itajaí estreou a recepção da regata em 2012. Desde então, todos os anos é realizado o grande mutirão de limpeza do Rio Itajaí, dando ênfase ao Dia Mundial da Água. Com a parceria de empresas que atuam nas margens do rio, governo e instituições dos municípios, esta ação já mobilizou aproximadamente 2000 voluntários que retiraram mais de 100 toneladas do rio nas quatro edições realizadas.

Em 2015, foi reconhecido com o troféu “Mérito Prática Sustentável no Litoral – Verão 2015”, em Porto Alegre (RS). A premiação teve como objetivo reconhecer e divulgar práticas sustentáveis no litoral catarinense e gaúcho, realizadas durante a temporada de verão. Segundo revista Meio Sustentável, organizadora do prêmio, ao Juntos Pelo Rio foi concedido destaque “pelos relevantes resultados ambientais e pela abrangência de envolvimento comunitário, unindo diferentes atores em prol da limpeza do Rio Itajaí”.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória