Famoso naufrágio da Croácia fica a 40 metros de profundidade no Mar Adriático

Por: Redação -
15/01/2021

O navio austríaco a vapor Baron Gautsch, o mais famoso naufrágio do Mar Adriático situado na Croácia, teve sua história lançada na Escócia em 3 de maio de 1908. Os criadores do navio deram o nome de um político conhecido da época: Baron Paul Gautsch von Frankenthurn. Baron Gautsch não era um navio de guerra, mas um luxuoso navio de passageiros. Durante a Primeira Guerra Mundial, a marinha austríaca requisitou o navio para ser usado como transporte de tropas e para transporte entre as costas do Adriático. Porém, logo retornou ao Lloyds (criadores da embarcação) para voltar a transportar passageiros.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Na primeira viagem em que voltou a ser um navio de luxo, o Barão Gautsch teve seu destino marcado. O navio com 300 pessoas a bordo, entre tripulação e passageiros deveria chegar ao destino às 18 horas, mas o capitão cometeu o erro de chegar muito perto da costa de Rovinj, cujas águas haviam sido minadas pelos próprios austríacos.

Vendo o grande navio a vapor com mais de 85 metros de comprimento indo para a área minada, a tripulação adversária, Basilisk, prontamente soou o alarme, mas tanto os marinheiros quanto os passageiros a bordo do Baron Gautsch interpretaram esses sinais como uma recepção calorosa. Foi assim que o navio colidiu com uma mina e, em poucos minutos, afundou, levando consigo 130 passageiros, muitos deles mulheres e crianças. 

O naufrágio teve consequências judiciais pesadas. O capitão Winter, que escapou em um bote salva-vidas, foi acusado de covardia junto com muitos marinheiros que teriam pensado mais em se salvar do que resgatar os civis a bordo. Na verdade, a maioria dos botes salva-vidas não podia nem mesmo ser baixada para a água devido à má manutenção. Má manutenção que, segundo a defesa, foi atribuída à gestão anterior da Marinha.

LEIA MAIS:

>> Conheça a história da plataforma artificial que se autoproclamou um estado independente

>> Pescadores trabalham sob luz de lanternas no maior lago da África

>> Mensagem viajou 35 anos em uma garrafa e, depois de encontrada, foi devolvida à autora. Veja a história

Mas a história mais duvidosa diz respeito aos coletes salva-vidas que poderiam ter salvado dezenas de vidas e estavam trancados em gavetas. O capitão se justificou explicando que a decisão foi necessária porque passageiros da terceira classe os roubaram para usar como travesseiro. 

Hoje, o naufrágio encontra-se em uma profundidade de 40 metros, na costa da Croácia. É recomendado que mergulhadores subam com o nitrox, que, além de maior segurança nas curvas, permite ficar mais tempo em baixa altitude, pois este é considerado um mergulho difícil. O navio é muito grande, possuindo sua estrutura ainda em boas condições e em um único mergulho não é suficiente para desfrutar de tudo pois existem muitos detalhes a serem observados, como cacos de pratos com símbolo da marinha alemã que podem ser vistos até hoje no interior do navio.

Por Amanda Ligório, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Evolve Yachts apresentará nova lancha com flybridge no Boat Show de Itajaí

    Embarcação de 15,25 metros de comprimento é tida como a maior do estaleiro. Evento acontece de 3 a 6 de julho

    Polvo ganha “9º braço” após disputa; estudo mostra como novo membro toma consciência

    Pesquisa analisou o processo de adaptação do animal a partir da captura de 24 vídeos e quase 6 mil fotos

    Em Copenhague, ações sustentáveis geram benefícios aos viajantes

    Passeios de barco, desconto em safári de focas e aluguel de bike grátis são algumas das recompensas do programa CopenPay; Conheça!

    Armatti & Fishing reserva dois lançamentos para o Boat Show de Itajaí; conheça os modelos

    Novidades terão condições especiais para negociações fechadas no evento, que acontece de 3 a 6 de julho

    Barco compartilhado: Flip Boat Club agora tem cotas de lanchas em seu portfólio

    Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade