NÁUTICA informa: não há restrição para a navegação de barcos no Brasil

Por: Redação -
26/03/2021

Posso navegar: sim ou não? Essa é a pergunta que todos os donos de barcos estão se fazendo no momento. O jornalismo de NÁUTICA checou a informação com as autoridades marítimas do Brasil e traz a resposta para você.

No presente momento, não há qualquer restrição para a navegação de navios mercantes e embarcações de esporte e recreio em nossas águas. A navegação está liberada. A missão da Marinha do Brasil, por meio das 68 capitanias, delegacias e agências espalhadas por todo o território nacional, é verificar se as embarcações estão em conformidade com as normas de segurança previstas bem como se os condutores estão devidamente habilitados.

Por isso, se as embarcações atenderem as condições de segurança, não há qualquer proibição de navegação nem a aplicação de multas.

Entretanto, em função da pandemia, é recomendado que os navegadores observem previamente os decretos estaduais e municipais vigentes, por conta das medidas restritivas de acesso aos barcos nas marinas.

NÁUTICA acredita que os valores da preservação da vida e da saúde devem prevalecer em um momento como o que estamos vivendo. Por isso, recomendamos que os proprietários de barcos não façam aglomerações a bordo.

Acreditamos que um barco é um isolamento natural, assim como uma casa na fazenda, mas desde que respeitado o distanciamento seguro nas ancoragens e cada um no seu barco com suas famílias, como no exemplo abaixo. Uma pessoa que desrespeita a regra leva o prejuízo para a sociedade inteira.

 

Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Minas Gerais ganhará bar flutuante de vinhos na Represa do Funil

    Com o nome de Almas Gerais, iniciativa tem previsão de entrega em julho de 2024 e faz parte do milionário projeto Enovila

    Fotógrafo captura cena impressionante de jubarte atravessando raias: “muito emocionado”

    Imagens que encantaram as redes mostram baleia atravessando enorme cardume de espécie ameaçada de extinção

    Cientistas descobrem que baleias beluga podem se comunicar movimentando a cabeça; assista

    Conclusão veio com o estudo de animais em cativeiro; pesquisadores registraram 5 movimentos diferentes

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050