Aproveitar o barco no verão “dormindo a bordo” é preferência dos seguidores de NÁUTICA no YouTube

Por: Redação -
22/01/2021

Na estreia da seção de “Enquete”, publicada quinzenalmente no canal de NÁUTICA no YouTube, perguntamos: “Como os espectadores preferem aproveitar o barco no verão?”. Veja no link.

Entre as opções, “dormindo a bordo”, “conhecendo uma praia nova”, “um churrasco com os amigos” e “curtindo o sol a bordo”. Ao todo, até o momento do fechamento deste artigo, a pesquisa recebeu 563 votos.

Quem ficou na frente, com 37% dos votos, foi a opção “dormindo a bordo”. Em segundo, com 29%, ficou a opção “conhecendo uma praia nova”. Em terceiro, com 25%, “um churrasco com os amigos”. Com apenas 9%, fechando a pesquisa, ficou a opção “curtindo o sol a bordo”.

Pegando como gancho o resultado da pesquisa, separamos pequenas dicas para quem está pensando desfrutar dessa experiência náutica incrível.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

De início, obviamente, o indicado é que a embarcação seja cabinada e que ofereça banheiro. Depois, com um planejamento meteorológico em mãos, comece a preparação do período de tempo que se pretende passar embarcado. É muito importante que o cronograma seja seguido à risca para garantir a segurança tanto dos passageiros e do abastecimento de combustível quanto dos locais de paradas que o capitão propõe-se a fazer.

Essas paradas precisam contar com as marinas pelo trajeto, com a distância entre elas, e, claro, com a velocidade que se deseja navegar. Inclusive, os locais paradisíacos que serão visitados também devem estar dentro dessa programação. E é aqui que entra uma questão muito importante: a ancoragem.

Leia também

» Conheça o superiate com estilo retrô de J. K. Rowling, que já pertenceu a Johnny Depp

» Superiate de Elton John une luxo e comodidade em seus 50 metros de comprimento

» Superiate do astro do rock Bono Vox tem até um piano de cauda a bordo. Confira

Nesse ponto, existem dois conceitos a se considerar: onde ancorar, e como ancorar da melhor forma. Para escolher o melhor local, é preciso se atentar ao abrigo (ou seja, não escolher locais de mar aberto), às restrições ao fundeio na carta náutica, ao tipo de solo para a âncora unhar com segurança e à incidência dos ventos no local.

Quanto à maneira correta de ancorar um barco, o ideal é sempre contra o vento, contra a correnteza. Para isso, você pode observar a direção para a qual a proa dos outros barcos aponta, e ancorar a sua embarcação da mesma forma. É necessário sempre deixar um bom espaço de distância em todas as direções, caso o vento mude e acabe girando a sua embarcação.

A âncora é um equipamento de segurança. Quanto ao tamanho do cabo que deve ser liberado, o ideal é que esse número seja em torno de 5 vezes a profundidade indicada pela sonda no local. Além de tudo, é importante marcar referências ao redor, para garantir que o barco não se mova além do planejado. Caso aconteça, é necessário repetir o processo para a âncora, finalmente, unhar.

Por fim, é preciso levar em conta o número de tripulantes e, assim, fazer alguns cálculos. Deve-se considerar o abastecimento de comida, bebida e a quantidade de camas na embarcação para que todos se acomodem de forma confortável e segura.

Com tudo em ordem, só resta aos tripulantes desfrutar das incríveis paisagens ao longo dessa viagem: desde o amanhecer ao pôr do sol, e a vista incrível de um céu estrelado que só o pernoite em um barco pode proporcionar.

Fiquem atentos à nossa próxima enquete, que já está no ar! Queremos saber: “Qual lancha de proa aberta da FS Yachts é o seu tamanho ideal para navegar?” Clique aqui e responda. 

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Brasília Boat Show tem desconto exclusivo em hotéis parceiros; saiba como funciona

    Visitantes do evento náutico, que atraca pela primeira vez no Lago Paranoá, poderão desfrutar de condições especiais no momento da reserva

    Navio de pesquisa de 1962 é capaz de “ficar de pé” no mar; assista em ação

    Quando na vertical, paredes internas viram pisos e móveis são adaptados para a nova posição

    Na dúvida de qual jet comprar? Confira modelos da Sea-Doo para cada necessidade

    Empresa conta com opções que atendem desde iniciantes no universo náutico até apaixonados por velocidade ou pesca

    Faltam menos de 30 dias para a estreia do Brasília Boat Show

    Público da região poderá conferir destaques do mercado náutico no Lago Paranoá, de 14 a 18 de agosto; ingressos já estão disponíveis

    Após 2 mil anos, antiga praia romana soterrada por vulcão reabre ao público

    Localizado em Herculano, na Itália, local exibe os restos mortais de pessoas que tentaram fugir da erupção do Vesúvio pelo mar