Aproveitar o barco no verão “dormindo a bordo” é preferência dos seguidores de NÁUTICA no YouTube

Por: Redação -
22/01/2021

Na estreia da seção de “Enquete”, publicada quinzenalmente no canal de NÁUTICA no YouTube, perguntamos: “Como os espectadores preferem aproveitar o barco no verão?”. Veja no link.

Entre as opções, “dormindo a bordo”, “conhecendo uma praia nova”, “um churrasco com os amigos” e “curtindo o sol a bordo”. Ao todo, até o momento do fechamento deste artigo, a pesquisa recebeu 563 votos.

Quem ficou na frente, com 37% dos votos, foi a opção “dormindo a bordo”. Em segundo, com 29%, ficou a opção “conhecendo uma praia nova”. Em terceiro, com 25%, “um churrasco com os amigos”. Com apenas 9%, fechando a pesquisa, ficou a opção “curtindo o sol a bordo”.

Pegando como gancho o resultado da pesquisa, separamos pequenas dicas para quem está pensando desfrutar dessa experiência náutica incrível.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

De início, obviamente, o indicado é que a embarcação seja cabinada e que ofereça banheiro. Depois, com um planejamento meteorológico em mãos, comece a preparação do período de tempo que se pretende passar embarcado. É muito importante que o cronograma seja seguido à risca para garantir a segurança tanto dos passageiros e do abastecimento de combustível quanto dos locais de paradas que o capitão propõe-se a fazer.

Essas paradas precisam contar com as marinas pelo trajeto, com a distância entre elas, e, claro, com a velocidade que se deseja navegar. Inclusive, os locais paradisíacos que serão visitados também devem estar dentro dessa programação. E é aqui que entra uma questão muito importante: a ancoragem.

Leia também

» Conheça o superiate com estilo retrô de J. K. Rowling, que já pertenceu a Johnny Depp

» Superiate de Elton John une luxo e comodidade em seus 50 metros de comprimento

» Superiate do astro do rock Bono Vox tem até um piano de cauda a bordo. Confira

Nesse ponto, existem dois conceitos a se considerar: onde ancorar, e como ancorar da melhor forma. Para escolher o melhor local, é preciso se atentar ao abrigo (ou seja, não escolher locais de mar aberto), às restrições ao fundeio na carta náutica, ao tipo de solo para a âncora unhar com segurança e à incidência dos ventos no local.

Quanto à maneira correta de ancorar um barco, o ideal é sempre contra o vento, contra a correnteza. Para isso, você pode observar a direção para a qual a proa dos outros barcos aponta, e ancorar a sua embarcação da mesma forma. É necessário sempre deixar um bom espaço de distância em todas as direções, caso o vento mude e acabe girando a sua embarcação.

A âncora é um equipamento de segurança. Quanto ao tamanho do cabo que deve ser liberado, o ideal é que esse número seja em torno de 5 vezes a profundidade indicada pela sonda no local. Além de tudo, é importante marcar referências ao redor, para garantir que o barco não se mova além do planejado. Caso aconteça, é necessário repetir o processo para a âncora, finalmente, unhar.

Por fim, é preciso levar em conta o número de tripulantes e, assim, fazer alguns cálculos. Deve-se considerar o abastecimento de comida, bebida e a quantidade de camas na embarcação para que todos se acomodem de forma confortável e segura.

Com tudo em ordem, só resta aos tripulantes desfrutar das incríveis paisagens ao longo dessa viagem: desde o amanhecer ao pôr do sol, e a vista incrível de um céu estrelado que só o pernoite em um barco pode proporcionar.

Fiquem atentos à nossa próxima enquete, que já está no ar! Queremos saber: “Qual lancha de proa aberta da FS Yachts é o seu tamanho ideal para navegar?” Clique aqui e responda. 

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca

    Especialistas do setor de combustíveis comandam palestra no NÁUTICA Talks

    Pâmela Barreto e Jean Leone conduzem papo sobre o diesel Verana e a gasolina Podium na série de palestras que acontecem no Rio Boat Show 2024

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024