Navio de guerra anfíbio detona drone com laser de alta potência

Por: Redação -
01/07/2020

O USS Portland, LPD da classe San Antonio, abateu com sucesso um pequeno drone usando sua nova arma de energia dirigida a laser. O navio foi descoberto com o sistema instalado ao deixar seu porto em San Diego, Califórnia, em dezembro de 2019.

O teste da arma a laser do Portland, formalmente conhecida como Laser Weapon System Demonstrator (LWSD) Mk 2 Mod 0, foi feito pela Marinha dos Estados Unidos em 16 de maio no Oceano Pacífico.

“O Demonstrador do Sistema de Armas a Laser de Estado Sólido é uma capacidade única que o Portland obtém para testar e operar para a Marinha, enquanto abre caminho para futuros sistemas de armas”, disse o capitão Karrey Sanders, comandante do Portland, em comunicado. “Ao realizar testes avançados no mar contra UAVs (veículos aéreos não tripulados) e pequenas embarcações, obteremos informações valiosas sobre as capacidades do Demonstrador do Sistema de Armas a Laser em Estado Sólido contra ameaças em potencial”.

LEIA TAMBÉM
>> Teste Intermarine 62: navegamos em uma das lanchas mais desejadas do Brasil
>> 11 barcos-conceito fantásticos que podem ir para as águas nos próximos anos
>> Navegador argentino cruza o Atlântico para ver seus pais em meio à pandemia

A Northrop Grumman desenvolveu o LWSD Mk 2 Mod 0 para a Marinha como parte do programa Solid-State Laser Technology Maturation (SSL-TM) e o entregou a San Diego para instalação no Portland no final de 2019. O serviço havia anunciado que o navio da classe San Antonio seria o primeiro a transportar esta arma a laser em 2018 e planejava realizar os primeiros testes no mar até o fim de setembro de 2019.

A Marinha espera que o sistema forneça aos navios uma linha de defesa adicional contra aeronaves não tripuladas e frotas de pequenos barcos. O laser também pode atuar como um ofuscador, cegando sensores ópticos e buscadores. O sistema completo pode usar suas próprias câmeras de vídeo integradas, que são usadas para rastrear alvos e apontar a arma, além de conduzir a vigilância.

Vale a pena destacar que esta não é a primeira vez que a Marinha dos Estados Unidos instala um sistema operacional de armas a laser em um navio. O USS Ponce transportou o sistema de armas a laser AN/SEQ-3 (LaWS) enquanto estava no Oriente Médio entre 2014 e 2017. A Northrop Grumman desenvolveu o LaWS, bem como o Demonstrador Marítimo a Laser (MLD), o que ajudou no desenvolvimento do LWSD Mk 2 Mod 0. Com 150 quilowatts, a nova arma a laser é significativamente mais poderosa do que o MLD da classe de 15 quilowatts e o AN/SEQ-3 da classe de 30 quilowatts.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade